No entanto, deve-se tomar certos cuidados com os dentes, que também passam por um processo de envelhecimento. Afinal, ao contrário do que acontece com a pele e os cabelos, a recuperação dos dentes leva muito mais tempo e, dependendo do desgaste que eles sofrerem, pode ser necessário recorrer aos cuidados de especialistas.
Na faculdade de odontologia, os estudantes já são treinados para reconhecer esses sinais - e também para compreender o modo que os pacientes estão cuidando de sua boca.
Veja alguns sinais e saiba reconhecer o que é um efeito normal do tempo e o que pode ser evitado quando você segue alguns cuidados especiais.
As principais diferenças - Durante a juventude, os dentes devem ser mais rígidos e ter uma ponta translúcida. Os dentes de pessoas entre 20 e 35 anos devem apresentar esse aspecto e, caso eles aparentem ser diferentes disso, é necessário buscar ajuda de especialistas para entender os motivos.
Nessa fase, é importante que haja uma engrenagem perfeita entre os dentes superiores e os dentes inferiores. Ou seja, só os caninos devem efetivamente se encostar, e não os outros dentes, permitindo que a boca se feche completamente. Para que isso aconteça, os dentes devem estar rígidos e preservados.
O aspecto de dente envelhecido começa a surgir em pessoas a partir dos 55 anos de idade. Nessa fase, os dentes podem ficar com manchas e ter as pontas mais desgastadas. Porém, de acordo com a opinião de especialistas, hoje em dia é comum que as pessoas tenham dentes com uma idade biológica maior do que a idade compatível com o indivíduo.
A alimentação inadequada, assim como a falta de cuidados específicos, pode ser o principal problema para isso.
Preservar os dentes jovens - O ideal é ter uma alimentação balanceada e fazer a higienização adequada com produtos de qualidade
Depois de ingerir alimentos de alta acidez, por exemplo, evite escovar os dentes imediatamente. Isso pode ajudar a causar manchas. Não deixe de usar o fio dental todos os dias, pois, além de proteger os dentes, ele evita inflamações da gengiva.