A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lorena recebeu da Prefeitura um repasse no valor de R$ 912.991,21. O aporte tem como finalidade o pagamento de décimo terceiro dos funcionários. O hospital, que é prestador de serviço do SUS em Lorena, atende um número cada vez maior não só de lorenenses, mas de cidadãos de outros municípios da região.
De acordo com a municipalidade lorenense, o repasse torna-se ainda mais importante tendo em vista que, atualmente, 80% dos atendimentos na Santa Casa de Lorena são para Sistema Único de Saúde (SUS), isso inclui a população de cidades vizinhas, sem ressarcimento por parte do Ministério da Saúde para o serviço feito a nível regional.
Os valores repassados pelo Ministério da Saúde são destinados aos pagamentos de internações e procedimentos realizados pela Santa Casa de Lorena, estabelecidos por um teto financeiro sem reajuste há anos.
A Prefeitura contratou a Santa Casa para prestar os serviços à população e possui um teto financeiro do SUS para a média e alta complexidade. Entretanto, o valor disponibilizado pelo Ministério da Saúde não atende em sua totalidade o faturamento SUS realizado pelo hospital gerando déficit e desequilíbrio financeiro.
Considerando a relevância da instituição no atendimento de saúde aos lorenenses, o prefeito Fábio Marcondes colocou em prática uma gestão de acompanhamento das dificuldades da Entidade no início de 2017, através de apreciações da Unidade de Avaliação e Controle (UAC - Serviço de Auditoria) e Conselho Municipal de Saúde (COMUS).
O valor repassado vai ao encontro desta política de acompanhamento da Prefeitura.