São José dos Campos vacina profissionais de saúde contra meningite C

As vacinas de meningite C estão disponíveis nas UBSs do município


A Prefeitura de São José dos Campos reforça que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra a meningite C está liberada para todos os profissionais de saúde da rede pública e privada da cidade desde agosto, porém, atualmente, apenas 21% do público-alvo da campanha, pouco mais de 6.800 pessoas, já se imunizaram contra a doença meningocócica.

Todas as pessoas que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, entre outros, como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus técnicos e auxiliares têm direito a receber o imunizante. A vacinação também abrange profissionais que atuam em áreas de apoio destes estabelecimentos como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, motoristas de ambulâncias.

Incluem-se, ainda, os que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos, doulas e parteiras, agentes comunitários de saúde e de endemias. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Os profissionais de saúde devem procurar uma UBS para receber a imunização. Mesmo aqueles com o esquema vacinal completo devem se proteger com mais uma dose. A campanha vai até fevereiro de 2023 e é obrigatório levar a carteirinha de vacinação e apresentar documento com foto.

Meningite

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.

A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.

Os sintomas podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente, além de apresentar pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito.

Uma forma mais grave da doença é a septicemia (infecção da corrente sanguínea), caracterizada por erupções roxas escuras e danos rápidos à corrente sanguínea e aos órgãos. Mesmo quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é iniciado, os infectados podem vir a falecer, muitas vezes dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.

 

Fonte: Prefeitura de SJC.