São Sebastião reduz em 75% casos de sífilis congênita em bebês

Ações preventivas e nova composição da caderneta de gestantes auxiliam na queda expressiva


A Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) que administra as 24 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Prefeitura de São Sebastião, por meio de levantamentos técnicos de atendimentos realizados a gestantes do município, informa que através de ações preventivas, de monitoramento, e com um espaço reservado exclusivamente para o controle da sífilis congênita, na caderneta da gestante, foi constatada a queda de 25% dos casos da doença durante a gestação.

De acordo com a Fundação, em reuniões realizadas com as equipes de enfermagem que fazem o acompanhamento de pré-natal no município, juntamente a Diretoria Regional de Saúde de Taubaté (DRS), que atende os municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, foi feita uma ação de mobilização para controle e monitoramento dessas gestantes e foram definidas estratégias, tais como, orientações e informações, também nos cantinhos da amamentação das USFs, e o espaço exclusivo na caderneta da gestante para abordar o tema, tornou-se referência para outras cidades e São Sebastião pioneira neste tipo de ação.

Ainda segundo a Fundação, em 2019, foram 36 casos de sífilis congênita em bebês, e em 2020, nove casos.

O que é sífilis?

A sífilis congênita é a consequência da disseminação da bactéria Treponema pallidum pela corrente sanguínea, transmitido pela gestante para o seu bebê. A infecção pode ocorrer em qualquer fase da gravidez, e o risco é maior para as mulheres com sífilis primária, ou secundária.

Cantinho da Amamentação

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), iniciou a implantação do projeto Cantinho da Amamentação, nas Unidades de Saúde da Família (UFSs) do município, com o intuito de conscientizar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, durante os seis primeiros meses de vida do bebê.

O projeto promovido em atenção à Lei Municipal nº 2.684/2019, que dispõe sobre Política Pública Integrada para a Primeira Infância, já foi inserido nas USFs dos bairros Morro do Abrigo/São Francisco, Barequeçaba e Topolândia, na região Central e Barra do Una e Cambury, na Costa Sul, como parte das atividades propostas pelo Programa São Sebastião pela Primeiríssima Infância, que tem como objetivo principal a redução da mortalidade infantil.

O governo municipal está envolvido em uma ampla rede de proteção e políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 3 anos, ao desenvolver diversas ações nas áreas da saúde, social e educação, como na instalação do cantinho da amamentação, também, em todas as creches do município.

Primeiríssima Infância

O programa foi desenvolvido sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial.