Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba esclarece demanda de consultas e exames

Após aprovação do projeto de lei que fiscaliza gastos com a pandemia, secretaria divulga novas informações


Mesmo com a pandemia causada pelo novo coronavirus, o município de Pindamonhangaba não paralisou o atendimento de consultas para os pacientes que estavam com procedimentos em andamento e foi pioneiro ao implantar a teleconsulta para que pacientes não perdessem a sequência de seus atendimentos e em julho o atendimento presencial foi retomado. A divulgação da lista de pacientes que aguardam consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde do município foi publicada para atender a exigência de fiscalização com os gastos durante a pandemia.

Transparência

Apesar da divulgação da lista, a secretária de saúde poderou alguns pontos nesse processo. "Precisamos encontrar um caminho para não expor a privacidade dos pacientes. É bom lembrar que estamos lidando com vida e que tem ser humano que não gostaria de ter seu nome vinculado a uma lista pública. Temos que respeitar o coletivo e não podemos nos embasar em vontade particular", explicou a secretária de Saúde, Valéria Santos.

Segundo ela, é necessario tornar publico que o município trata toda a população de maneira igualitária e que a Secretaria de Saúde não concede privilégios, já tendo até mesmo interferido em pedidos externos para furar fila em marcação de exames na Santa Casa.

"Importante deixar bem claro que a gestão da saúde ou o prefeito nunca manifestou-se contra à intenção desta lei. Somos contra projetos de lei mal elaborados, que tornam-se ineficazes. Entendemos que ela poderia ter sido melhor formulada, pois o legislador quando quer fazer uma lei tem que procurar a pasta, buscar as ideias em conjuntos, analisar e acompanhar", afirmou a Secretária.

Demandas de consultas e exames

De acordo com as informações da secretária, a oferta nunca será maior que a demanda e as ações visam diminuir cada vez mais essa distância, buscando atendimento mais rápido. Sobre as consultas, os casos mais emblemáticos são as especialidades de oftalmologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia e reumatologia.
"As demais especialidades estão administráveis. São muitos os obstáculos, por exemplo, na cardiologia perdemos um profissional, mas já estamos buscando reforço na equipe. A urologia era um problema sério e hoje conseguimos equilibrar. A neurologia também ficou um período descoberto com um médico que se acidentou e outro que pediu demissão; fizemos contratação e a fila diminuiu. Neuropediatria também melhoramos", explicou.

Oftalmologia

A Prefeitura informou que oftalmologia tem a maior demanda das especialidades. "Oftalmo sempre foi um grande problema, com demanda de 5 a 6 mil consultas na fila, porém hoje essa demanda é inferior a 4 mil consultas. Já está no Departamento de Licitação, desde fevereiro deste ano, um processo para a contratação de uma empresa com uma unidade móvel para realizar mutirão com profissionais da área, consultas e exames", afirmou Valéria.

Inauguração do AME 

Valeria Santos ainda chama atenção para o engajamento de todas as forças políticas da cidade para acelerar, junto ao governo do Estado, a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que irá agilizar o atendimento de consultas e exames. "Em janeiro último, o prefeito Isael enviou ofício ao governador João Dória pedindo esforços para acelerar essa entrega. Três microrregiões do Vale do Paraíba (Caraguatatuba, Lorena e São José) já têm AME e apenas Taubaté, a qual Pinda está pactuada, ainda não tem esses serviços essenciais para a nossa saúde pública", declarou Valéria.

Retorno das cirurgias eletivas

A Secretaria de Saúde também está discutindo com a Santa Casa o retorno das cirurgias eletivas. Acreditava-se que o retorno das cirurgias seria em julho, entretanto, a pandemia fez com que fosse adiado para este mês de agosto. "Estamos analisando a retomada desses procedimentos e vamos definir também que após a pandemia faremos mutirões para atender a demanda e reduzir a espera", concluiu a secretária.