Unidades básicas de saúde de Taubaté conscientizam sobre faltas em consultas

O objetivo é fazer com que o paciente tenha ciência de que a sua falta injustificada e não comunicada com antecedência impossibilita outra marcação


A Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Taubaté realiza campanha para conscientizar pacientes a não faltarem às consultas agendadas nas unidades básicas, como Pamos e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

O objetivo é fazer com que o paciente tenha ciência de que a sua falta injustificada e não comunicada com antecedência impossibilita outra marcação, fazendo com que outras pessoas não sejam atendidas.

Na ESF Marlene Miranda, até o dia 26 de janeiro, foram registradas 27,95% de faltas nas consultas agendadas. Das 769 vagas ofertadas, 215 pessoas não compareceram às consultas com o médico generalista, por exemplo, a ausência foi sentida em 67 consultas não realizadas. Além do clínico geral, as faltas aconteceram no acompanhamento pré-natal de gestantes, dentistas, pediatras, fisioterapias, psicólogos e ginecologistas.

O primeiro mês do ano registrou ainda mais faltas do que os meses anteriores, no final de 2023. Em dezembro foram registradas 127 faltas, das 811 consultas disponibilizadas. Já em novembro, o número de ausências chegou a 170, das 793 consultas ofertadas.