Vacina contra Covid 19 será obrigatória em São Paulo quando estiver disponível

Segundo o governador, João Doria, só quem tem atestado médico poderá ser liberado


Com vacina promissora sendo testada no Brasil, o governador João Dória se adiantou e declarou que a vacina contra a covid-19 será obrigatória em todo o estado paulista, caso ela seja aprovada nos testes e tenha o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Doria, apenas pessoas com atestado médico poderão ser liberadas de receber o imunizante.

"Em São Paulo a vacinação será obrigatória, exceto para quem tenha orientação médica e atestado médico de que não pode tomar a vacina. E adotaremos medidas legais se houver contrariedade nesse sentido", disse Doria, em entrevista coletiva em São Paulo.

Testes

O governador também revelou que os testes com a vacina chinesa CoronaVac devem ser finalizados neste final de semana e os resultados desses testes deverão ser anunciados em coletiva à imprensa na segunda-feira (19). Ainda segundo Dória, eles serão encaminhados na mesma segunda-feira para a Anvisa.

Brasil

Na quarta-feira (21), Doria deve se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir sobre a possibilidade de distribuir a vacina nacionalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No mesmo dia, o governador vai se reunir com o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

"O que São Paulo deseja é compartilhar a vacina do Butantan para que outros estados brasileiros possam vacinar. São Paulo vai vacinar. Já garanti que os 45 milhões de brasileiros em São Paulo serão vacinados", disse Doria.

Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o pais já acumula 5.169.386 casos da doença. Entre eles, 4.599.446 estão recuperados e outros 152.460 morreram. Há também 417.480 pessoas que ainda lutam contra a Covid-19 no momento. A taxa de letalidade está em 2,9%. 

Do total de casos do Brasil, 1.051.613 são de São Paulo. O estado acumula 37.690 entre essas confirmações.

Covid na RMVALE

Em Pindamonhangaba, o número de casos de infecções pelo Sars-Cov-2 é de 2.596, com 47 mortes entre eles e 2.390 recuperados. Em Taubaté, as confirmações já chegam a 6.688, com 143 mortes e 4.640 recuperados entre os casos. 

No município de São José dos Campos, as confirmações saltam para 18.650 casos. Desses, 456 morreram e 16.601 estão recuperados.

No litoral norte, Ubatuba apresenta 1.515 confirmações da doença, com 36 mortes e 1.413 curados. Já na serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, 1.096 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus até o momento. Entre esses casos, 32 morreram e 1.012 se recuperaram.

Fonte: Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde Municipais e Agencia Brasil.