Vacinas podem estar prontas no início de 2021, afirmam pesquisadores

Plano SP está paralisado até dia 30


Essa semana trouxe duas notícias que muitos estavam esperando, ou até mesmo torcendo, por elas: a confirmação dos primeiros resultados promissores das vacinas Coronavac e AstraZeneca, ambas testadas no Brasil. As expectativas dos pesquisadores é que ao menos uma delas ja estejam prontas para o uso massivo em meados de 2021.

Ainda na noite de terça-feira (17), os resultados dos estudos clínicos da Coronavac, vacina em desenvolvimento pela parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac Life Science, mostraram que ela é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

Já a potencial vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, produziu uma forte resposta imune em adultos mais velhos (idosos), como indicaram dados publicados nessa quinta-feira (19).

Plano SP

O Plano São Paulo, estratégia responsável por averiguar os índices de dissiminação da Covid-19 no estado e estabelecer metas seguras de retomada da economia, foi paralisado. Sem atualização ha pouco mais de duas semanas, a secretaria de saúde do estado alegou que a atualização do Plano SP será retomada apenas no dia "30 de novembro por instabilidade no sistema do Ministério da Saúde". 

"A atualização do Plano SP, em virtude da pane no sistema de dados do Ministério da Saúde, será feita no dia 30 de novembro. Esta pane afetou a normalização das informações em todo Brasil e aqui em São Paulo em especial. Por esta razão estamos adiando a atualização do Plano SP. É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a classificação das regiões do Estado sem ter todos os indicadores disponíveis", disse o Governador, João Dória.

Covid-19 em números

Na região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira a prefeitura de algumas cidades tem mantido a atualização dos novos casos diariamente. Em Pindamonhangaba, o número de confirmados com a doença é de 3.038 com 57 mortes entre eles. Em São José dos Campos esse número sobe para 20.457, com 488 óbitos. E em Taubaté os casos somam 8.013 contaminados, com 165 obitos entre eles.

No Litoral, Ubatuba confirmou nesta sexta-feira (20) 1.998 casos no município, com 42 mortes entre as confirmações. E na Serra, Campos do Jordão informou ontem (19) 1.264 casos, com 33 mortes entre eles. 

Para saber os índices nacionais do novo coronavirus, clique AQUI.