Conheça os quatro principais pontos turísticos de Salvador

Explore as belezas da capital baiana em um roteiro com os destinos mais procurados pelos turistas


Salvador, a cidade que respira história, cultura e alegria, é um destino que cativa seus visitantes com uma mistura única de tradição e modernidade. Suas praias, práticas religiosas, música, pluralidade cultural e gastronômica, museus e monumentos oferecem um leque amplo para que os turistas aproveitem ao máximo a viagem.

Fundada em 1549 pelo português Tomé de Sousa, ela foi a primeira capital do país durante o Governo-Geral do Brasil, no Império Português. Outra curiosidade é que Salvador é uma das primeiras cidades planejadas no mundo e também uma das mais antigas do continente americano.

Em relação ao turismo, a capital baiana se consolidou como um destino amplamente procurado por viajantes brasileiros e estrangeiros.

Já no primeiro trimestre de 2023, as atividades turísticas na Bahia superaram a média nacional, com um crescimento de 15,5% - segunda maior variação registrada na série histórica, com início em 2011. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) e fazem parte do Boletim de Análise Conjuntural do Turismo na Bahia.

Na terceira semana de outubro de 2023, o setor hoteleiro registrou uma alta de 90% na taxa de ocupação dos hotéis em Salvador.

Para 2024, Salvador promete realizar o maior verão de todos os tempos, pois, segundo as projeções da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade, espera-se que cerca de 3,4 milhões de pessoas visitem o local entre os meses de dezembro e março de 2024. Isso representa um aumento de 16%, em relação ao mesmo período de 2022.

Se você é uma dessas pessoas que está planejando uma viagem para a capital da Bahia, é hora de conhecer os principais pontos turísticos que tornam Salvador uma joia do turismo brasileiro. Acompanhe a leitura e confira o que visitar!

Os 4 principais pontos turísticos de Salvador

1. Pelourinho

Comece o roteiro pelo coração histórico da cidade. Suas ruas de paralelepípedos e casarões coloridos contam as histórias locais. Não deixe de visitar a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, onde as fitinhas do Senhor do Bonfim são amarradas para atrair boas energias.

2. Mercado Modelo

O lugar ideal para conhecer a cultura baiana, seus cheiros e sabores. Artesanato local, especiarias, diversos produtos, culinária típica e música ao vivo tornam esse centro comercial um lugar imperdível. Você também poderá aproveitar uma bela vista da Baía de Todos os Santos.

3. Elevador Lacerda

Ele conecta a Cidade Alta e a Cidade Baixa e é o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873 e construído pelo engenheiro Antônio de Lacerda. Além de ser um meio de transporte, ele também é um símbolo cultural e um marco histórico da modernização baiana.

4. Farol da Barra

Um dos cartões-postais da cidade, localizado no Forte de Santo Antônio da Barra, é um dos melhores lugares para aproveitar o pôr do sol e a vista do oceano. O farol também abriga o Museu Náutico da Bahia, que oferece uma imersão na rica história marítima de Salvador.

Outra dica para aproveitar ao máximo as belezas da região e evitar possíveis contratempos é planejar com antecedência o roteiro turístico, agendar os passeios e reservar o hotel em Salvador, já que a procura é muito alta, e é importante verificar a localização em relação aos pontos turísticos e gastronômicos que deseja conhecer.