Conheça alguns passos para organizar suas finanças

Definir metas


Planejamento é essencial em todas as etapas de nossas vidas. Quando pensamos em organizar a vida financeira, é normal a insegurança e as dúvidas aparecem, porém é fundamental para a qualidade de vida.

Por isso, descubra sobre alguns passos para que consiga organizar sua vida financeira de uma vez por todas, conseguindo a tão sonhada estabilidade e tranquilidade.

Como organizar suas finanças?

Esta é uma dúvida muito comum. Até mais comum do que deveria ser, no brasil a taxa de inadimplência da população chega a números preocupantes.

A área financeira de nossas vidas acaba sendo muito complexa por conta de diversos fatores pessoais, profissionais, econômicos e de acordo com as situações do mercado brasileiro e mundial. Sendo assim, este tipo de situação pode, por muito, sequer ser nossa própria culpa.

Às vezes as dívidas da população são resultado de demissões de seus trabalhadores, passando meses sem encontrar algum lugar para exercer suas funções.

E ainda que tal fato ocorra, não significa que ele seja o principal causador de uma bagunça econômica na vida de muitos. Logo, apresentaremos algumas dicas para lhe ajudar a perceber e combater tal problema.

1. Faça um orçamento

Inicialmente, contabilize seus ganhos e gastos. Caso deseje investir em alguma coisa paga, analise seu orçamento e verifique se cabe no seu bolso.

Por mais que o pensamento de "gastar com o que gosta sem se preocupar" seja atraente, esta é uma realidade que não pode ser alcançada. Precisamos entender que nem as pessoas mais ricas do mundo fazem isso.

Assim sendo, antes de adquirir qualquer que seja o item que deseja, é preciso realizar as contas e separar, previamente, ao menos, uma parte do dinheiro que seja destinada a somente isso.

Deste modo, é possível evitar muitos problemas com parcelamentos de dívidas que podem se postergar até tornarem-se bolas de neve enormes, que parecem quase impossíveis de serem vencidas.

O orçamento também incentiva a busca por diferentes tipos de produto dentro da mesma categoria, fazendo com que consiga localizar mercadorias que tenham um custo-benefício maior do que se esperava.

Esta é uma prática que permite tanto uma melhora econômica pessoal quanto o ganho em valor daquilo que se compra.

2. Identifique seus objetivos

Esta dica está associada com o orçamento, visto que o objetivo financeiro será conquistado através dessa prática, fazendo com que a tão sonhada estabilidade possa adentrar sua casa.

Só assim é possível definir onde se quer chegar, o que deseja conquistar e o que quer para si. De nada adianta ter a ideia em mente se você não busca ganhar nada com isso.

A motivação mexe diretamente com nossa vontade de fazer, ou não, alguma coisa. Precisamos encontrar sentido no que estamos a realizar para alcançarmos novos horizontes.

Logo, se o desejo é, por fim, chegar ao ponto, este será aquilo que deve manter em mente e, com base neste, tomarmos nossas decisões para conquistarmos tudo que queremos tanto ao chegar nele, quanto durante o percurso.

3. Separe uma reserva

Antes de começar a gastar, é preciso ter uma boa reserva financeira. Esta será juntada com o objetivo de apenas ser utilizada como último recurso, sendo um valor fixo na conta de todo o mês.

Para se ter uma boa reserva financeira, é preciso economizar mensalmente uma quantidade que se define como justa para tal, tratando-a como um custo, como uma conta de luz ou água.

Isso permitirá que em situações extremas, como uma emergência de saúde, por exemplo, você consiga lidar melhor com o cenário, podendo dispor do valor que for necessário arcar.

Essa reserva poderá te ajudar ainda em casos de desemprego, tal economia te auxiliará a passar por imprevistos, visto que, pelo menos por um tempo, será possível manter todas as contas em dia enquanto se busca por um novo.

4. Pagando em dia

Uma excelente maneira de manter o financeiro pessoal atualizado é pagar todos os seus dividendos em dia. Isso não apenas lhe livra da dor de cabeça de se concentrar somente em contas, como também, em diversos casos, acaba por sair mais barato.

Pagar atrasado não apenas gera juros, mas também se torna uma situação incômoda onde grande parte das pessoas que o fazem acabam se acostumando a isso, ocasionando em possíveis problemas econômicos no futuro.Precisa de crédito para colocar as contas em dia? Veja a dica!

Durante o processo de organização das finanças é fundamental avaliar o que está sendo pago. Contas a prazo com altos juros, empréstimo com taxas altas, tudo isso tem que ser calculado e avaliado se não dá para eliminar essas contas ou reduzir seus custos.

Uma ideia para isso é solicitar um empréstimo com taxas muito menores, que caibam no orçamento. Isso é uma espécie de troca de dívidas, cara por outra barata. Porque as dívidas, fazem parte de nossas vidas.

Atualmente, o empréstimo com garantia de imóvel é a modalidade de crédito mais atrativa do mercado. Com taxas de juros baixas e longo prazo de pagamento. A CashMe, fintech do Grupo Cyrela, é especialista nessa modalidade de crédito e pode ser a solução que você estava procurando.