Pesquisa diz que mercado de trabalho mostra recuperação no segundo trimestre,

Pesquisa do Ipea mostra um cenário mais animador no mercado de trabalho


Os números relativos ao desemprego ainda são altos no país, mas mercado de trabalho  dá sinais de novo ânimo no último trimestre. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na última semana evidencia que está começando a ocorrer uma reversão do cenário negativo no setor.

Para a economista do Ipea, Maria Andréia Parente, o cenário do mercado de trabalho, que vinha piorando, deu uma “estacionada” há dois meses e agora, no segundo trimestre, começou a dar sinais de que está se recuperando.

“De forma agregada, a gente viu uma taxa de desocupação caindo, combinando (com) um aumento da ocupação, porque até então você tinha que a ocupação começou a cair menos”. Já no último trimestre móvel até julho, apesar de a ocupação mostrar variação pequena (+0,2%), essa é a primeira variação positiva em dois anos, destacou Maria Andréia. “Então, já é um sinal”.

O levantamento do Ipea revela aumento da ocupação no mercado informal. Mas quando se olha o mercado formal, com carteira assinada, há indicativos que o quadro está também melhor. Segundo a economista, um indicativo disso é a redução do ritmo de demissões.  

“O mercado formal já está demitindo menos. Ele ainda não contrata no agregado. A população ocupada dele ainda está caindo, mas ele está reduzindo o ritmo de demissão”. De acordo com Maria Andréia, a taxa de desemprego registrada no trimestre encerrado em julho teve queda de 12,8%.

Outro sinal positivo do mercado formal é dado pelo rendimento. A análise dos rendimentos por vínculo de ocupação mostra que está no mercado formal a maior alta de rendimentos (3,6%). Por isso, disse que o mercado formal está dando alguns indicativos de que está melhor agora do que no passado recente.

Com informações da Agência Brasil