Atleta de Pindamonhangaba conquista título mundial de Para-Jiu-Jitsu da CBJJE

Matheus Avelar da Silva faz parte da equipe do projeto social Rayane e também venceu o Campeonato Pan-Americano de Para-Jiu-Jitsu neste ano.


O atleta Matheus Avelar da Silva, de Pindamonhangaba, venceu o Campeonato Mundial de Para-Jiu-Jitsu da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), conquistando o título máximo na modalidade. O evento aconteceu no domingo (1º) e consagrou Matheus como campeão após uma emocionante luta contra um adversário que possui transtorno do espectro autista.

Preparação e superação

Matheus, que já havia vencido o Campeonato Pan-Americano de Para-Jiu-Jitsu, mostrou dedicação e foco nos treinos conduzidos pela equipe do projeto social Rayane, onde pratica. Segundo sua treinadora, Daiane Ferraz, a preparação foi específica para a competição, com foco em aprimorar os pontos de dificuldade do atleta.

"Matheus é um excelente atleta, dedicado, ele tem o psicológico forte para enfrentar qualquer desafio. Para ele, o desafio dessa vez foi lutar com um atleta que não tinha suas deficiência físicas." destacou Daiane.

A luta foi disputada contra um atleta faixa amarela. Para a treinadora, o desempenho do jovem foi excepcional, refletindo seu amor pelo esporte e sua dedicação nos treinos. "A luta foi muito emocionante, o Matheus superou minhas expectativas, ele é um aluno muito focado e ama fazer o que faz" , acrescentou.

Inclusão no esporte

Daiane também ressaltou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e superação para pessoas com deficiência. "O esporte está cada fez mais fazendo parte, o Jiu-Jitsu está representando bem e incentivando os adolescentes e crianças a entrarem nesse mundo. Cada vez mais os PCDS (Pessoa com Deficiência Física) têm um papel importante nos esportes, apesar das limitações, eles são capazes de conquistar muitas coisas". afirmou.

O título de Matheus é um marco para o para-jiu-jitsu e para Pindamonhangaba, que celebra mais uma conquista esportiva de destaque internacional.