São José dos Campos já tem uma medalhista na Surdolimpíada 2021. Representando o Estado de São Paulo na competição, a jovem Aline Souza, de 19 anos, conquistou a medalha de prata no xadrez na noite deste sábado (4). A modalidade foi disputada no complexo do Teatrão, na Vila Industrial.
Aline trabalha como professora de Libras na Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo (AADAS). Apesar do nervosismo da estreia, a jovem fez bonito em casa ao chegar à final da competição. "É a primeira vez que eu participo de algo como a Surdolimpíada. Comecei muito nervosa e decidi ficar muito focada no tabuleiro. Nunca imaginei que eu fosse chegar até aqui e estou muito feliz", contou Aline.
Com a torcida a seu favor, a atleta também falou sobre como foi a sensação de jogar em sua própria cidade. "Estou muito feliz de representar minha cidade e o meu estado. Estou muito feliz de ser uma referência para os surdos daqui." Aline também comentou que a disputa foi com um nível muito acirrado e que ela ficou muito impressionada com o número de atletas e de torcedores para acompanhar e participar do xadrez.
Por fim, a enxadrista deixou uma mensagem de apoio para outros surdos. "Quero incentivar o surdo a lutar pelos seus sonhos e a entrar no mundo do esporte. Não desistam, vocês conseguem!" finalizou a atleta.
Resultados
O xadrez foi a primeira modalidade encerrada da Surdolimpíada. Bruno Montanha, representante de São Paulo, foi o campeão entre os homens. Ao seu lado no pódio ficou o goiano, Francisco Alves Neto, com a prata e o paranaense Edielson Anselmini, com o bronze.
Já no feminino, dois estados se repetiram no pódio. Paraná, com Maria Carolina, conquistou o lugar mais alto e levou o ouro. São Paulo ficou com a prata conquistada por Aline e Gisele Pereira, do Ceará, levou o bronze.
A Surdolimpíada Nacional, que prossegue até terça-feira (7) é uma realização da Confederação Brasileira de Surdos, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, que oferece toda a logística da competição.