O Covid-19 e o impacto no mundo esportivo

Protocolos e medidas


A pandemia do Covid-19 mudou o esporte drasticamente. Diversos protocolos e medidas para conter o vírus fizeram com que o esporte ficasse um pouco mais distante do público. 

Pouco a pouco, após a redução do número de casos nos países, as competições retornaram ao redor do mundo. Você pode acompanhar os seus campeonatos favoritos em qualquer lugar do mundo através de uma rede VPN, pois ela consegue desbloquear as transmissões esportivas na Fox Sports

Além do futebol, outras categorias também foram afetadas pela pandemia, confira a seguir como o mundo esportivo tem reagido com relação ao novo coronavírus e quais as novidades das principais competições.

Futebol 

Os protocolos variam de acordo com o campeonato, mas no geral, o time mandante realiza teste em até 12 horas antes do jogo e o time visitante antes de viajar. O Covid está prejudicando as equipes devido a muitos desfalques por conta da contaminação pela doença.

Um bom exemplo do reflexo da pandemia nas principais ligas é o que ocorre atualmente com a Premier League. Nos últimos três anos, foi possível observar a hegemonia do Manchester City e Liverpool brigando pelos títulos do campeonato inglês. 

Com o advento da pandemia e o calendário apertado, os jogos estão intercalados com outras competições como a Champions League

Além disso, o fator casa não é tão preponderante, já que os torcedores não estão participando dos jogos, então o campeonato está bem equilibrado ainda sem favoritos ao título, e tem ocorrido algumas goleadas inesperadas que não aconteceriam em situações "normais".

Fórmula 1 



A F1, retornou em Julho com um protocolo rígido de segurança, testes regulares são feitos aos participantes e colaboradores da competição a cada 5 dias e só está apto a participar do torneio, se obviamente, os testes forem negativos.  

Além disso, o circo da fórmula 1, que desfilava ao redor do mundo, precisou se limitar a alguns países na Europa e mais de uma prova aconteceu no mesmo país.

Na Fórmula 1, os destaques são as façanhas alcançadas por Lewis Hamilton durante a pandemia, que no último dia 15, no  GP da Turquia, igualou o número o recorde de Michael Schumacher, alcançando sete títulos mundiais e também superou o número de vitórias do ex-automobilista alemão. O que confere ao britânico, o título de um dos maiores esportistas do mundo e grande referência na atualidade no mundo automobilístico.

NBA

A NBA fez um processo diferente dos outros esportes, eles optaram por uma bolha social em Orlando, que custou US$ 180 milhões, onde 22 times fizeram um isolamento social em um espaço fechado na Disney, com acesso controlado ao local e jogos sem torcidas.

Com testagens diárias em todos os competidores, a experiência foi um sucesso devido ao baixo número de casos que ocorreram no ambiente, chegando a ter mais de 100 dias sem registros da doença. 

O campeonato, que finalizou em outubro, com a vitória dos Lakers e LeBron ganhando a MVP das finais, tinha sido interrompido em abril e retornou no mês de julho. A temporada 2020/21 está prevista para começar no final de dezembro com 72 jogos para cada equipe.

MotoGP 

A maior competição mundial de motovelocidade também sofreu impactos com o corona. Inúmeros foram os cancelamentos ao redor do mundo. A competição em 2020, teve apenas 14 etapas, e semelhante ao que ocorreu com a Fórmula 1, foi realizada mais de uma etapa no mesmo país. 

A competição retornou em agosto, com o circuito na República Checa, e ao longo do torneio foram detectados alguns casos de Covid, tanto entre funcionários do paddock quanto de competidores, como o Rossi, que testou positivo duas vezes recentemente. 

A temporada será finalizada no dia 22 de novembro, com o GP de Portugal e não contará com a presença do público.