Palmeiras vence seu 12º Brasileirão e Santos é rebaixado

Assim terminou o brasileirão 2023


Na noite da última quarta-feira , o Palmeiras se consagrou campeão do Campeonato Brasileiro Série A 2023 em um empate com o Cruzeiro, que jogou bem contra a equipe paulista. A partida que aconteceu no Mineirão representou para o Palmeiras o seu 12º título no Brasileirão, enquanto isso, outra equipe paulista, o Santos, amargou pela 1ª vez em 111 anos de história o rebaixamento para Série B.

O Palmeiras já entrou em campo sabendo que era muito difícil perder a taça, jogando com um time titular contando com estrelas como Endrick, Raphael Veiga e Breno Lopes, o verdão foi ao mineirão enfrentar o Cruzeiro que não tinha muito o que fazer no Brasileirão estando na 14ª posição. Entretanto, mesmo assim a Raposa entrou com tudo em campo e teve que aguentar a pressão alviverde desde o início do jogo.

Endrick é decisivo no começo do jogo contra o Cruzeiro

A pérola de apenas 17 anos, Endrick, foi quem abriu o placar, aos 20 minutos depois de uma roubada de bola de Lucas Silva perto da área, primeiramente o jovem craque tentou bater cavado, porém o goleiro espalmou e no rebote Endrick marcou o dele. Ele já tinha realizado outras 2 tentativas de gol nos minutos iniciais de jogo e na terceira foi persistente para marcar contra o Cruzeiro, que mesmo assim continuou embalado.

E se Endrick tinha sido o protagonista durante o começo do jogo, Weverton foi no restante da partida, pois teve que segurar muitas tentativas de gol do Cruzeiro, teve até bicicleta de Bruno Rodrigues tentando diminuir a diferença. O Cruzeiro só foi conseguir marcar lá pelos 34 minutos do 2º  tempo, quando Matheus Pereira consegue se livrar do zagueiro e passar para Nikão, que marca batendo de primeira no canto direito do gol.

Palmeiras vence o Brasileirão e luta por permanência de Abel Ferreira

Porém o resultado ficou por aí, afastando qualquer chance de combinação de resultado que fosse desfavorável para o Palmeiras que ainda precisaria perder e contar com goleadas de equipes como Grêmio, Atlético-MG ou Flamengo para perder o título, o que não aconteceu. Com o resultado, o Palmeiras conquistou o Brasileirão Série A pela 2ª vez consecutiva sob o comando do técnico Abel Ferreira, mesmo estando chegando a estar a 14 pontos de distância do Botafogo que liderou o ano todo e acabou em 5º lugar.

Agora o Palmeiras que é bi-campeão consecutivo e acumula seu 12º título do Brasileirão tem uma pendência pela frente, que é a luta pela permanência de Abel Ferreira no comando do time paulista. O técnico português que recebeu uma proposta considerada "irrecusável" para comandar o Al-Sadd, time do irmão do Emir do Qatar que possui uma fortuna de trilhões de reais. O time catariano apesar de ser o maior vencedor do país foi recentemente eliminado da Champions League da Ásia e busca montar um novo elenco para o ano que vem.

Santos é rebaixado pela 1ª vez em 111 anos

Voltado a terras brasileiras e do outro lado da tabela do Brasileirão, estavam rolando também as batalhas pela permanência na Série A e os principais interessados eram Vasco, Bahia e Santos. O Vasco conseguiu vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 1 jogando no São Januário, o que lhe garantiu 45 pontos na tabela. Já o Bahia marcou uma real e inesperada goleada contra o Atlético-MG de 4 a 1 o que deixou o Santos com os dois pés na zona de rebaixamento.

Para completar, o Santos não se deu bem jogando contra o Fortaleza, que começou goleando com Marinho fazendo jus a "lei do ex". A equipe santista chegou a empatar com Messias durante o 2º tempo, mas nos acréscimos finais Lucero marcou o seu e o Fortaleza conseguiu marcar um 2 a 1 contra o Santos. Com isso, o time do litoral paulista terminou o campeonato com 43 pontos, 1 atrás do Bahia, liderado por Rogério Ceni.

O resultado na Vila Belmiro foi suficiente para levar o Santos para a Série B pela 1ª vez em 111 anos de história na última rodada do Brasileirão. O time da lenda Pelé foi rebaixado juntamente a Goiás, Coritiba e América-MG, enquanto as equipes que sobem para a Série A do Brasileirão no ano que vem são Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético-GO.