A Prefeitura de Pindamonhangaba prestou uma homenagem às pessoas da cidade que trabalharam nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na tarde de ontem (19), eles receberam um cartão de prata em reconhecimento à sua participação, dedicação aos Jogos, contribuição para o desenvolvimento do esporte na cidade e promoção do nome de Pindamonhangaba no cenário esportivo mundial.
O evento aconteceu no auditório municipal, e contou com a presença dos homenageados Marcelo Theotônio da Silva, Bruna Muassab Fernandes e Ricardo Guimarães Amadei. Devido a compromissos profissionais, Lauro de Souza Júnior (técnico de canoagem) e a árbitra Fabrini Bevilaqua Costa não puderam comparecer, mas serão homenageados em outra ocasião.
O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, o secretário de Esportes, Macedo Guidice, além de diversos professores, amigos e parentes dos homenageados, também participaram do evento. Os atletas agradeceram as homenagens e relembraram suas trajetórias no esporte.
Bruna Muassab expressou sua gratidão com a homenagem e oportunidade recebida.
"Só tenho a agradecer. Tive a oportunidade de tentar uma coisa nova e chegamos hoje a estar na CBJ. Só tenho a agradecer mesmo, muito obrigada", disse.
Marcelo Theotônio ressaltou o apoio que sempre recebeu da cidade.
"Gostaria de agradecer por esta homenagem. Sou um cidadão muito orgulhoso de Pindamonhangaba. Sempre que solicitamos apoio a prefeitura nós tivemos. Agradeço muito a todos."
Ricardo Guimarães Amadei também expressou gratidão pelo momento.
"Fico muito lisonjeado de representar Pinda em uma Confederação Brasileira de Judô. Muito obrigado pela oportunidade."
Informações sobre os homenageados:
Marcelo Theotônio da Silva nasceu em Pindamonhangaba e começou a praticar judô aos 5 anos no CT Luiz Caloi (Prefeitura). Integrou a Seleção Brasileira em 2003 e conquistou 31 medalhas em Mundiais sub-21, 20 medalhas em Mundiais sub-18, 2 medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude e 11 medalhas nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, foi coordenador de judô de Pinda entre 2005 e 2013, período em que o time foi campeão dos Jogos Abertos do Interior e Jogos Abertos Brasileiros. Também foi supervisor de judô do Centro Olímpico de São Paulo entre 2010 e 2012 e assistente técnico das equipes de base da Seleção de 2012 a 2014. De 2014 a 2022, foi gestor das equipes de base da Confederação Brasileira de Judô. Em fevereiro de 2022, assumiu a equipe de Judô do Brasil, levando o país à sua melhor campanha em um campeonato mundial fora de casa, com 2 ouros, 1 prata e 1 bronze no Uzbequistão. Em 2023, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, alcançou a melhor campanha do judô brasileiro, com 7 ouros, 3 pratas e 6 bronzes. Em 2024, foi chefe da Delegação de Judô nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando quatro medalhas (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes).
Bruna Muassab Fernandes nasceu em Pindamonhangaba e morava na Vila São Benedito. Atualmente, vive no Rio de Janeiro e trabalha na Confederação Brasileira de Judô com operações da Seleção Brasileira. Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, foi funcionária da Secretaria de Esportes de Pinda por 14 anos. Começou no esporte praticando canoagem aos 13 anos, foi atleta por 7 anos e é árbitra internacional desde 2009. Atuou como árbitra de canoagem nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e Tóquio 2020, e nos Jogos da Juventude de Singapura 2010 e Buenos Aires 2018. Em Paris 2024, foi auxiliar do chefe da delegação do Judô, que obteve 4 medalhas (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes).
Ricardo Guimarães Amadei nasceu em Pindamonhangaba e cresceu na área central, na rua Dr. Rubião Junior. Formado em fisioterapia pela Universidade Uniban - São Paulo, é pós-graduado em ortopedia e traumatologia pela Unicamp, em acupuntura pela Universidade de Medicina Chinesa de Pequim (China) e é osteopata pela escola de Madrid (Espanha). Iniciou as atividades no judô aos 8 anos no antigo Clube Literário, no CT do sensei Milton Monteiro. Faixa preta yon-dan (4º dan) da modalidade, Ricardo segue praticando o esporte, treinando com Marcos Monteiro, filho do professor Milton. Trabalha na Confederação Brasileira de Judô desde 2013 e hoje é coordenador da fisioterapia da modalidade. Participou como coordenador da fisioterapia nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024, onde a equipe conquistou seis medalhas (1 ouro, 1 prata e 4 bronzes).