Pindamonhangaba esteve presente, na última semana, nas comemorações do centenário de fundação da Federação Paulista de Atletismo, realizada na cidade de São Paulo. O município foi representado pelo secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, que representou o prefeito Dr. Isael Domingues na ocasião.
Também representaram Pindamonhangaba o técnico de Atletismo da Semelp, Luis Gustavo Consolino, a professora Josi Silva e a diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso. O ex-atleta olímpico Zequinha Barbosa, que competiu com João do Pulo, também esteve presente na cerimônia.
"Desde 1924, de forma ininterrupta, a FPA tem trabalhado na transformação de vidas através do Atletismo, e por isso, estamos chamando os amigos e personalidades que participaram conosco desses momentos, para juntos celebrarmos esses 100 anos de nossa amada entidade", disse o presidente da Federação, Joel Oliveira.
Em sua fala no evento, o secretário João Carlos destacou o apoio da Federação na política de reparação da medalha olímpica de João do Pulo em Moscou. Também foi levado amplo material de divulgação da ação durante o evento, como panfletos e um totem com a imagem de João do Pulo, com o QR Code para assinaturas do abaixo-assinado em apoio à iniciativa.
"Vamos buscar essa medalha para João do Pulo e com isso, resgatar a história do esporte brasileiro. A política de reparação não vai tirar a medalha do outro atleta, mas sim, reconhecer internacionalmente João do Pulo como o verdadeiro campeão olímpico", explicou o secretário João Carlos em seu discurso. "Agradeço ao apoio da Federação, ao Zequinha Barbosa pelo depoimento sobre João do Pulo, e gostaria de dizer a vocês que em maio João do Pulo será declarado embaixador de Pindamonhangaba. É um orgulho ter um negro campeão como embaixador de Pindamonhangaba", completou.