Execução da Nova Serra das Araras já soma 43%

Como parte das etapas da obra, a concessionária promove atividades de desmonte de rochas de segunda a quinta-feira, no período das 13h às 15h.


A RioSP, empresa do grupo Motiva, segue em ritmo acelerado, trabalhando dia e noite para a construção do novo traçado da Serra das Araras. O projeto contempla a implantação de novos viadutos, passarelas, faixas adicionais de rolamento, áreas de escape e iluminação completa, com o objetivo de tornar a travessia mais segura e reduzir o tempo de viagem tanto na pista de subida quanto na de descida.

Para viabilizar os serviços, a concessionária realiza desmontes de rochas semanalmente, com interdições programadas no km 225, em Paracambi. Na próxima semana, as atividades estão previstas entre os dias 15 e 18 de setembro, sempre das 13h às 15h. Durante esse período, a pista de subida (sentido São Paulo) será bloqueada temporariamente. Já a pista de descida (sentido Rio de Janeiro) seguirá liberada.

A área é totalmente sinalizada, e as intervenções contam com o acompanhamento da equipe de Operações da concessionária e da (PRF) Polícia Rodoviária Federal. A RioSP reforça a importância de os motoristas respeitarem os limites de velocidade e a sinalização instalada ao longo da rodovia.

Investimento e modernização

Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o novo traçado contará com oito faixas de rolamento (quatro em cada sentido) e acostamentos. A expectativa é reduzir em até 25% o tempo de subida em direção a São Paulo e em 50% o tempo de descida rumo ao Rio de Janeiro, com velocidade média de 80 km/h.

O projeto prevê ainda a construção de 24 viadutos, totalizando 4.503 metros de extensão, além de duas rampas de escape, três passarelas e iluminação 100% em LED. As pistas serão monitoradas por câmeras inteligentes, com detecção automática de incidentes, além da instalação de novos Painéis de Mensagem Variável (PMVs).

Na execução, serão utilizados 129 mil m³ de concreto, 16,5 milhões de kg de aço, 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortina atirantada.

Avanço das obras

Atualmente, 43% das intervenções já foram concluídas. Apenas nas operações de desmonte, já foram detonados 319 mil m³ de rochas, demonstrando a complexidade da obra que transformará a mobilidade na região.