A crise causada pelo novo coronavírus tem evidenciado como a tecnologia transformou a forma como as pessoas agem e se comunicam no mundo. Comprar pela internet é um hábito crescente, tanto pelos brasileiros que não possuem tempo de ir até as lojas no dia a dia, quanto por quem busca comodidade e preços mais baixos.
Essa modalidade cresceu cerca de 16% em 2019, com 718 mil novos empregos gerados nos últimos anos, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), e tende a ganhar ainda mais relevância em decorrência das limitações impostas pela crise.
Em um levantamento, ficou comprovado que 40% dos novos empreendedores de e-commerce eram trabalhadores com carteira assinada nos últimos dois anos. Alguns dos fatores que mais chamam a atenção das pessoas é que o valor do investimento inicial pode ser de R$ 500 a R$ 1.000, dependendo da operação que a loja virtual terá, da autonomia e da flexibilidade de horários.
Como se tem visto, ter um e-commerce pode ser a chave para sair do mercado de trabalho formal. Mesmo assim, os empreendedores de lojas virtuais precisam adotar algumas estratégias, para que o negócio tenha sucesso e rentabilidade. Veja abaixo algumas dicas listadas pelo Sebrae.
Público-alvo x concorrência
Assim que surgir a ideia de criar uma loja virtual, é importante traçar um perfil de quem será o consumidor, com idade, sexo e faixa etária. Assim, a comunicação com as pessoas que são o público-alvo do e-commerce será facilitada. Outro ponto importante é conhecer os pontos fortes e fracos de quem irá concorrer com você, para ter a atenção e a intenção de compra desses clientes.
Além desses passos, fornecer um bom atendimento aos consumidores faz a diferença e pode transformar a experiência do cliente, ou customer experience.
Redes sociais
Promover os produtos nas redes sociais é uma alternativa para gerar mais compras, já que publicações bem feitas e que gerem engajamento podem alcançar muitas pessoas. Também é possível promover as publicações, mas é interessante entender a linguagem adequada para cada rede e adaptar os conteúdos para os diferentes públicos.
SEO
Um bom posicionamento nos mecanismos de busca é uma das formas mais vantajosas para conseguir atrair os clientes. Isso porque o cliente já procura por um produto semelhante e manifestou o interesse, através da palavra-chave pesquisada. Os resultados dados pelas buscas compõem uma lista enorme, e, por isso, estar nas primeiras posições é importante.
Para isso, existe o SEO, que é um conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.
Site para todo mundo
A interface apresentada na loja virtual precisa ser compatível com todas as telas, sejam elas de smartphones, tablets ou computadores. Ficar atento à rapidez da navegação também é importante.