Cinco passos para ser mais confiante no trabalho


Até mesmo a pessoa mais experiente pode se sentir insegura no trabalho. Novas funções, novas tarefas, uma mudança no comando ou até mesmo algum erro cometido em atividades anteriores pode colocar a nossa autoestima para baixo e nos deixar sem confiança.

O importante, nessas situações, é não abaixar a cabeça e nunca pensar em desistir. Por mais que não estejamos à vontade com determinadas situações, a retomada da confiança é totalmente possível com alguns passos que podemos tomar por iniciativa própria.

Devemos nos lembrar que ninguém nasce sabendo tudo ou sendo a pessoa mais confiante do mundo. Isso é construído com o tempo, em como nos relacionamos com os outros e a maneira que lidamos e aceitamos nossos defeitos, qualidades e habilidades.

Valorize os seus feitos

Um dos elementos que contribuem para a perda da confiança é desacreditar no próprio potencial. Isso acontece quando levamos uma reclamação, cometemos erros, somos julgados e até zombados por outras pessoas e também quando não nos sentimos capazes de realizar determinadas tarefas.

Por isso, um importante conselho para quem deseja retomar a confiança é: valorize-se. Exalte-se quando conseguir fazer algo considerado complicado, mas também reconheça o esforço feito para produzir algo mais simples. Lembre-se de vitórias conquistadas na carreira profissional. Comemore grandes feitos. Tudo isso ajuda a termos mais confiança em nós mesmos e, consequentemente, retomar a confiança outrora perdida.

Dicas para retomar a confiança

Além da valorização pessoal, existem outros aspectos que podem ser trabalhados para sermos mais confiantes no trabalho, que vão desde o nosso relacionamento com os colegas até pequenas atitudes que podem ser tomadas.

Listamos cinco passos para você retomar a confiança e melhorar seu desempenho profissional. Confira:

  • Saia da zona de conforto: é fato que, quando nos acostumamos a fazer as mesmas atividades todos os dias, entramos na zona de conforto. O problema é quando a função muda e encontramos dificuldades. Isso causa desânimo, frustração e perda da confiança. Por isso, antes que esse fato ocorra, busque diversificar sua área de atuação. Não fique preso a uma mesma rotina, por mais que existam divisões na empresa ou no seu próprio negócio.

  • Recicle seus conhecimentos: em conjunto com a busca da saída da zona de conforto, vem a questão da reciclagem. Aqui, é quando devemos buscar novos conhecimentos. Podemos estudar algo novo, e isso hoje em dia é facilitado com a possibilidade de fazer pós-graduação a distância ou cursos online. Quem aprende algo novo, sempre conseguirá fazer algo novo. Quanto mais novidades pudermos acrescentar ao trabalho, menos espaço para a desconfiança daremos.

  • Evite comparações: em ambientes de trabalho, é muito comum haver uma "competição" entre os colegas. Apesar disso, trate apenas como uma brincadeira, caso exista, e evite comparações. Cada pessoa tem suas habilidades e competências, e querer comparar só vai gerar mal-estar e desânimo, seja em você ou na outra pessoa.

  • Elimine a negatividade: pessoas negativas trazem pensamentos negativos. Se você tem aquele colega que só fala de problemas, busque diminuir as conversas com ele. Não pare de se comunicar, mas se afaste de tudo que trouxer negatividade para o seu ambiente de trabalho.

  • Tenha tempo para você mesmo: uma pessoa que é 100% trabalho está longe de ser uma pessoa 100% confiante. É preciso saber separar as situações e entender que, além do esforço no trabalho, deve-se ter um tempo para o descanso e o lazer.

Seguindo as dicas e tomando essas atitudes, será muito mais fácil vencer o desânimo e retomar a confiança para desempenhar da melhor forma o seu potencial no ambiente de trabalho.