Confira 3 dicas de como economizar energia no canteiro de obras

Medidas simples fazem toda a diferença na hora de pagar a conta de energia


A energia elétrica é, sem dúvidas, um elemento fundamental para várias pessoas, cidades e países. Afinal, sem ela, não haveria tanta movimentação econômica, sobretudo da tecnologia, que depende diretamente de energia para funcionar na maior parte dos casos. No entanto, o uso de energia elétrica pode causar danos severos ao meio ambiente e ao próprio abastecimento de água para toda a população. 

Para se ter uma noção, 44% de toda a energia consumida no Brasil vem de construções civis, nos mais diversos setores (públicos, comerciais e residenciais). Por se tratar de um número consideravelmente alto, que marca quase a metade do consumo de energia elétrica de todo um país, algumas medidas para reduzir esse consumo por parte das construtoras pode ser de grande ajuda para o meio ambiente e, de quebra, também para as pessoas. Confira aqui algumas dicas para economizar energia no canteiro de obras!

Planeje o ambiente no canteiro de obras

O ambiente deve ser muito bem mapeado, para que não haja nenhuma surpresa na hora de começar as obras. Por isso, é imprescindível que os cabos de maior corrente elétrica estejam muito bem organizados, preferencialmente em linha reta, pois, quando estão em posição circular, podem dissipar mais energia. O guincho da obra também deve ser otimizado, sendo usado somente no horário do expediente.

Diminua o consumo de iluminação

Uma ótima dica para gastar menos energia no canteiro de obras é trocar as lâmpadas incandescentes por LED, que, além de gastar menos, ainda são muito mais duráveis do que as outras lâmpadas. Essa troca pode gerar cerca de 30% de redução no consumo de energia.

Medidas simples que fazem toda a diferença

Algumas medidas simples, como desligar os aparelhos da tomada, ajudam muito na redução do consumo de energia. Uma furadeira desligada da tomada pode economizar cerca de 12% do que se estivesse apenas com o botão de "desligado" ativo. Da mesma maneira, desligue as luzes e os equipamentos de salas de administração e use ar-condicionado somente nos locais necessários.

Além disso, uma boa opção é também organizar o tempo que os equipamentos são usados e por quantas vezes durante o expediente. Laboratórios, escritórios e refeitórios também costumam gastar mais energia no canteiro de obras, e por isso, pode-se pensar em uma lógica mais sustentável para as instalações provisórias. Uma planilha que faça a relação do consumo de energia pode fazer toda a diferença para a organização.

Com a redução do consumo de energia, a construtora demonstra o quanto se preocupa com o meio ambiente, e, de quebra, ainda ganha a confiança dos clientes.