Eco-beauty: entenda o que é e quais ativos vegetais usar

A natureza oferece uma variedade imensa de insumos para o nosso corpo


Ninguém sabe dizer ao certo quando foi que a humanidade se desvinculou da natureza de tal forma que esqueceu que nela encontramos o remédio para quase tudo. O fato é que no mercado do autocuidado parece que essa ficha finalmente caiu. A máscara facial que a vovó já fazia com babosa e argila, em mil novecentos e bolinha, ganhou destaque nos últimos anos, e entrou no ritual de beleza, sem previsão de sair.

De repente, paramos para ler o rótulo do shampoo, e nos deparamos com umas palavras bem esquisitas, que fazem um mal para o corpo que não tínhamos refletido antes. A pandemia de Covid-19 acentuou essa necessidade de opções de cosméticos ecológicos, que poluam menos e sejam amigos do meio ambiente, os chamados eco-friendly. 

Pronto, agora tudo é culpa da pandemia. O fato é que foi um divisor de águas, para muita gente rever a qualidade de vida, e buscar uma rotina mais equilibrada; nunca se falou tanto em saúde e imunidade como nos últimos anos. A pandemia teve papel decisivo para desacelerar nossa rotina, sim, e recalcular a rota do que é realmente essencial.

Ativos naturais

Neste cenário é que ganha força o termo eco-beauty; usamos por tanto tempo produtos fabricados em laboratório, com substâncias nocivas à saúde, como petrolatos, parabenos, ftalatos e formol, que nem sabemos o mal que pode causar em nosso organismo, com o acúmulo de materiais tóxicos como metais pesados. 

Os ativos naturais entraram em jogo para substituir as substâncias danosas dos cosméticos e trazer a potência da natureza para nossa vida. São óleos, manteigas e extratos vegetais, argilas e óleos essenciais. Não é à toa que grandes marcas têm apresentado suas versões de produtos com mais ingredientes da natureza e menos dos laboratórios.

Uma escolha mais consciente

Foi assim que os cosméticos naturais entraram no mercado com força. A tendência é que permaneçam em crescimento nos próximos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Use Orgânico, ainda em 2018, 80% dos consumidores afirmaram estar avaliando os componentes de um cosmético antes da compra, enquanto 74,4% priorizavam ingredientes naturais durante a escolha. 

Para um cosmético ser considerado natural, precisa ser analisada a forma de fabricação e descarte também. É comum que se evite materiais plásticos, desperdícios e consumo excessivo de insumos durante a fabricação. Além de todos os benefícios dos cosméticos naturais, são muito menos alergênicos do que aqueles produzidos com substâncias nocivas à saúde. Você sabia que muitos produtos com aditivos químicos, cheirossímos, retiram completamente a proteção natural da pele e do cabelo? Enquanto os aditivos naturais agem no equilíbrio da oleosidade, sem consequências drásticas à saúde.

Mas quais ativos naturais posso trazer para minha vida a partir de agora? A natureza tem uns presentinhos para a pele e para o cabelo que você nem pode imaginar.

Hidratação de cabelo

Para hidratar o cabelo, você pode usar babosa, óleo de rícino, óleo de coco, óleo de abacate e manteiga de manga. Para quem sofre com caspa, os óleos essenciais de alecrim, copaíba e melaleuca caem muito bem.  

Limpeza de pele

O extrato de pepino para limpeza de pele é maravilhoso, mas o hidrolato de lavanda e gerânio também não deixam a desejar. Preparar uma mistura de argila verde com óleo de coco e óleo essencial de lavanda dá um match perfeito. 

Pele oleosa e acneica

A argila é uma excelente aliada para retirar as toxinas da pele, enquanto os óleos essenciais de melaleuca, copaíba, lavanda e gerânio são anti-inflamatórios naturais. A babosa bate um bolão em peles oleosas. Além disso, a camomila também é uma boa pedida para a pele com acne, com seu efeito calmante, cicatrizante e anti-inflamatório.

Peles maduras e secas

A argila branca é a mais suave, e por isso, é indicada para peles sensíveis e também para o clareamento de pele. O óleo vegetal de rosa mosqueta é maravilhoso para peles maduras, que precisam de hidratação.

Fungos

Quem tem fungo nas unhas pode contar com o auxílio do óleo de coco, em parceria com o óleo essencial de copaíba. Basta colocar a misturinha no local por alguns dias, e ver o problema ir embora.

Assaduras e feridas

Sabe aquele bumbum de neném meio vermelhinho? O óleo de girassol é um santo remédio. Cicatrizante, é indicado também para ser aplicado em feridas.

Esfoliação

O mel é maravilhoso para ser adicionado na esfoliação da pele, por suas propriedades tonificantes e nutritivas, além das argilas, do açúcar e do pó de café.

Viu como a natureza tem uma receita para quase tudo à nossa disposição? Se jogue nessa tendência, e faça dela seu estilo de vida.