Museu Monteiro Lobato recebe novo acervo digital

O projeto de modernização proporciona uma imersão no universo lobatiano no ambiente digital


Museu Monteiro Lobato recebe novo acervo digitalMuseu Monteiro Lobato recebe novo acervo digital (Foto : Divulgação)
Sede do imaginário popular Sítio do Pica Pau Amarelo, o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato (MHFPML), em Taubaté, teve seu acervo ampliado e modernizado através de um projeto contemplado pelo Edital ProAc de 2019. O projeto tem o intuito de elevar a qualidade do acervo da instituição, equiparando-o a importantes acervos nacionais.

Proposto e executado pela ConectaMUS, o projeto surge dentro do escopo do projeto de requalificação dos museus do interior do Estado de São Paulo e diante da necessidade de readequação do acervo do Museu que não possuía, até então, coleções significativas sobre Monteiro Lobato.

Agora o visitante pode navegar pelo extenso acervo relacionado à vida pessoal e profissional do autor, que vão desde manuscritos até fotografias, incluindo todas as obras completas de Lobato, tanto da literatura infantil quanto da adulta.

Dentro do processo de pesquisa foi constituído um novo acervo, digital e em rede com as maiores instituições do país, como CEDAE /UNICAMP, IPHAN, Biblioteca Mindlin, Biblioteca Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo, entre outros, que está disponível ao público no site do museu.

Foram catalogados mais de 1.000 itens, divididos em seis tipologias:

- documentos,

-bibliográfica,

- obras completas,

- hemerográfica,

- iconoteca e objetos.

O portal também proporciona uma imersão no universo lobatiano através de uma exposição virtual gamificada, ou seja, um game no qual a boneca Emília leva os usuários para uma grande aventura no Reino das Águas Claras e pela Floresta Capoeirão dos Tucanos, cenários esses inspirados em obras como "A menina do Nariz Arrebitado" (1920) e "O Saci" (1922).

Enquanto passeia pelos universos encantados de Monteiro Lobato, a boneca mais curiosa e esperta do sítio explora também a vida e obra do escritor. São várias missões e desafios até chegar na Cuca e espantá-la com pó de pirlimpimpim. O game é gratuito e online, podendo ser acessado a partir de computadores através do site do Museu.

A modernização também se estendeu aos equipamentos do setor administrativo do museu, que recebeu diversos móveis, equipamentos audiovisuais e computadores novos. 

No total, foram 200 mil reais investidos pelo Governo do Estado de São Paulo no projeto, considerado um projeto pioneiro pois, originalmente, desde 2019, antes da pandemia, sempre teve como objetivo principal pensar o acervo e a presença virtual da instituição, ampliando o alcance para um âmbito nacional.

Para conhecer o portal e acessar o acervo e a exposição gamificada, acesse:

https://museumonteirolobato.art.br/.