Prefeitura de Caraguatatuba se reúne com entidades e conselhos para traçar Plano de Retomada Econômica pós quarentena

Ainda na última quarta-feira (22), o prefeito Aguilar Junior tem se reunido com entidades classistas e conselhos visando traçar um Plano de Retomada Pós Quarentena.


A ideia é elaborar em conjunto estratégias para retomada das atividades após o dia 10 de maio, de modo que seja seguro e viável, garantindo a proteção e preservação da vida das pessoas.

O ponto principal desse Plano de Retomada será a responsabilidade individual e das empresas com relação aos seus funcionários e clientes.

"Nesse momento é essencial que cada um tenha consciência de suas atitudes, e para mim é muito importante que todos saibam da minha preocupação com a saúde do município como um todo, por isso precisamos que o poder público, a iniciativa privada e a população estejam unidos agora. O mais importante nesse momento é que todos nós tenhamos o mesmo objetivo e cada um precisa fazer sua parte", destacou o prefeito Aguilar Junior.

Reunião com a Associação Comercial de Caraguatatuba

Durante o encontro com o presidente da Associação Comercial, Lucas Gallina, o prefeito Aguilar Junior apresentou os dados atualizados e o Plano de Contingência. A expectativa é que nos próximos dias o Governo do Estado divulgue o cronograma e as estratégias para a reabertura gradativa dos comércios nos municípios.

O prefeito esclareceu que segue as recomendações do Ministério Público e o Decreto Estadual. "Meu foco está na proteção à vida, tanto na saúde quanto na economia. Estamos junto com Sebrae e a Associação Comercial criando uma série de ações visando o fortalecimento do comércio. Precisamos encontrar o equilíbrio saudável", destacou.

De acordo com o presidente da Associação Comercial, as ações precisam estar bastante alinhadas para que não tenhamos prejuízo em nenhum ponto. "Isso precisa ser muito bem pensado para que o comércio possa passar por esse desafio da melhor maneira", disse Gallina.

Também participaram da reunião o advogado da ACE, Dr. Evandro e Dr. Sandro Albok, secretário municipal de Assuntos Jurídicos.

Ficou acordado que a Associação Comercial de Caraguatatuba irá gerar um documento com alguns pontos que consideram importantes, para que seja integrado no documento geral do município.

Reuniões com representantes de igrejas

Membros do Conselho de Pastores e representantes de igrejas evangélicas também participaram de um encontro com o prefeito Aguilar Junior.

Durante a reunião, organizada pelo presidente do Conselho do Pastores, Pastor Arthur Brulher, foram abordados aspectos importantes para o início do processo de retorno aos cultos e reuniões litúrgicas, que devem ocorrer após o dia 10 de maio.

Durante a conversa foram apontados diversos pontos como a redução do número de pessoas nas igrejas, o fracionamento dos cultos em encontros menores, o distanciamento entre os membros, a frequência de pessoas dos grupos de risco e o uso de máscaras e álcool em gel.

"Sabemos que a partir de agora precisamos reinventar nossa forma de realizar nossos encontros. Precisamos compreender e aceitar a situação atual, diluir as atividades para que elas sigam com segurança. Por isso é fundamental que possamos adotar uma nova conduta", destacou o Pastor Arthur.

O prefeito Aguilar Junior também fez questão de apresentar o panorama geral da cidade, os casos e número de leitos, além de tirar as dúvidas dos pastores. "Preciso dividir com vocês a responsabilidade, pois sei o quanto a fé é fundamental e o quanto as pessoas precisam desses momentos de louvor e oração, por isso temos que estabelecer juntos esse compromisso de proteger as pessoas da melhor maneira", destacou.

Ao final do encontro, os pastores se comprometeram a produzir um documento com sugestões e normativas que serão avaliadas e incluídas no documento base para o Plano de Retomada que deve ser executado após o dia 10 de maio, conforme decreto estadual.

Na tarde de hoje (23), o prefeito também se reuniu com lideranças da igreja católica para discutir os mesmos pontos.

Reunião com as Marinas

Representantes de 10 marinas participaram de uma conferência online com o prefeito Aguilar Junior para discutir a questão do mercado náutico.

O grande ponto da conversa foi a liberação do trabalho interno para manutenção dos barcos. "Eu agradeço por vocês me procurarem e sei o quão desafiador é esse momento para todos, mas acredito que vamos encontrar juntos o melhor caminho", disse o prefeito Aguilar Junior.

Para Armando, proprietário da Marina Offshore, existe uma grande preocupação com o impacto econômico, mas também com a responsabilidade sobre os funcionários. "Todos estamos em risco, precisamos encontrar uma forma segura para funcionar, sem que isso afete a saúde de nossos colaboradores", ressaltou.

Segundo Marcelo, proprietário da Marina Porto do Rio, apesar de todas as dificuldades, foi possível encontrar um grande ponto positivo. "Todos nos unimos para enfrentar isso. Em 20 anos de trabalho nunca tivemos essa união. Esse é um ponto positivo e que possamos seguir assim para fazer nosso mercado crescer. Precisamos sair dessa crise com segurança e saúde", completou.

Durante a conversa cada um colocou seus pontos e sugestões para criação de normas. Ao final, ficou estabelecida a criação de uma instrução normativa para realização da manutenção dos barcos (trabalho interno).

Após o dia 10 de maio novas normas devem ser estabelecidas pensando na possibilidade de reabertura das marinas, também de maneira segura.