Hoje (26), São José dos Campos recebeu 47 refugiados da Ucrânia com o apoio da Igreja da Cidade. A guerra na Ucrânia já dura mais de 25 dias e, segundo a ONU, o número de mortos chega a mil e o de refugiados passa os 3,4 milhões.
Segundo a Ministra da Igreja da Cidade e responsável pela coordenação da ação, Carmen Rangel, os refugiados participarão de atividades que os ajudem durante o processo de socialização e integração.
"Precisamos fazer com que elas se sintam parte de nós, amadas e acolhidas", disse. "Não sabemos como será, mas estaremos aqui para ajuda-las".
Inicialmente, as famílias ficarão alojadas em um hotel e depois, seis famílias de refugiados (25 pessoas) continuarão em São José dos Campos. Patrocinadores ajudarão a Igreja da Cidade para que elas tenham uma moradia por pelo menos 1 ano.
Na terça-feira (29), em parceria com outras igrejas, a Igreja da Cidade encaminhará as demais famílias de refugiados para outras cidades do Estado de São Paulo.
Carmen também conta que nunca imaginou vivenciar uma situação como essa. "Vemos a dor dessas pessoas por conta da guerra. Para elas, são tempos difíceis e, por isso, precisamos conhecer cada uma delas e ver as necessidades que podem ser supridas", explica.
Para ajudar os ucranianos, a Igreja da Cidade conta com o apoio de todos e não é preciso fazer parte dela para ajudar, podendo ainda serem feitas através do Pix: ucrania@igrejadacidade.org.br.