A 28ª Exposição Nacional de Orquídeas foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, no Armazém da Lagoa, na Praça Sete de Setembro, como parte das comemorações dos 320 anos de Pindamonhangaba. A mostra atraiu um grande público interessado por cultivo e jardinagem, reunindo expositores de mais de 20 cidades, incluindo representantes dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
Coordenada pela CAOB - Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, a exposição apresentou espécies raras e premiadas de orquídeas, avaliadas por um corpo técnico especializado. Durante os três dias de evento, os visitantes puderam conhecer e adquirir plantas, insumos, acessórios, além de participar de oficinas voltadas ao cultivo responsável dessas espécies.
A iniciativa foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos, e a Associação Orquidófila de Pindamonhangaba. Para o secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores, "a Exposição de Orquídeas já é parte do calendário cultural da cidade e, neste ano, contribuiu diretamente para enriquecer a programação do mês de aniversário, promovendo lazer, turismo e a valorização de atividades ligadas ao meio ambiente".