Fábrica da Volkswagen em Taubaté completa 50 anos e alcança marco histórico de 8 milhões de veículos

Unidade é referência global da marca, concentra modelos líderes de vendas e segue recebendo investimentos em tecnologia, inovação e sustentabilidade.


A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completa, nesta terça-feira (14), 50 anos de história. Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a unidade construiu uma trajetória marcada pela produção de modelos icônicos e por sucessivos avanços tecnológicos, consolidando-se como uma das principais plantas da montadora no país e no mundo.

Entre os marcos celebrados está o volume histórico de 8 milhões de veículos produzidos, alcançado em dezembro de 2025. Ao longo das cinco décadas, passaram pelas linhas de montagem da unidade modelos como Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!. Atualmente, a fábrica produz os modelos Tera, Polo e Polo Track, que figuram entre os mais vendidos da marca no Brasil e na América Latina.

Segundo o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, Taubaté vive seu melhor momento. Ele destacou que a planta segue recebendo investimentos do aporte de R$ 20 bilhões previstos para a América do Sul até 2028, mantendo-se na vanguarda da tecnologia e da inovação no setor automotivo.

A fábrica de Taubaté foi a segunda planta de automóveis da Volkswagen no Brasil, após a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. Desde sua inauguração, tornou-se referência em automação industrial, sendo responsável por importantes avanços, como a produção do Gol Total Flex, em 2003, primeiro carro bicombustível do país, e a adoção de tecnologias modernas nas áreas de estamparia, armação, pintura, montagem final e logística.

Em 2025, o Polo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 122.677 emplacamentos, enquanto o Tera, lançado em junho, rapidamente assumiu a liderança de seu segmento, encerrando o ano com 48.143 unidades vendidas. Ambos também se destacaram nas exportações, com o Polo liderando os embarques da marca e o Tera alcançando mercados em 18 países da América Latina.

A unidade de Taubaté também se destaca pelas práticas de sustentabilidade. A fábrica utiliza biometano em sua matriz energética, o que permite redução de até 99% das emissões de CO? no processo de pintura, além de possuir a Certificação Lixo Zero, que garante o reaproveitamento de pelo menos 90% dos resíduos gerados.

Para o gerente da planta, Vilque Rojas, celebrar os 50 anos da fábrica é motivo de orgulho e reconhecimento do trabalho dos colaboradores. Segundo ele, a unidade seguirá preparada para receber novos projetos e manter o padrão de qualidade, eficiência e inovação que marca sua história, pois ate 2028, 10 novos modelos devem ser criados.

Ao longo das décadas, a fábrica de Taubaté foi responsável por mais de 30% de todos os veículos produzidos pela Volkswagen no Brasil, consolidando seu papel estratégico na indústria automotiva nacional e no desenvolvimento econômico da região.