Gerdau vai investir em centro de reciclagem em Pindamonhangaba com apoio de R$ 566 milhões do BNDES

O centro será voltado ao beneficiamento de sucata metálica, com tecnologias para separar materiais ferrosos, não ferrosos e impurezas como terra, borracha e plástico.


Pindamonhangaba se consolida cada vez mais como um polo industrial de destaque no Vale do Paraíba. Após anúncios recentes de expansão da Novelis, Tenaris e GV do Brasil, a cidade receberá mais um grande investimento: a Gerdau, uma das maiores recicladoras de sucata das Américas, vai implementar um novo centro de reciclagem no município com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
 
 
O banco aprovou um financiamento de R$ 566 milhões para a empresa, sendo parte significativa destinada à instalação da unidade em Pindamonhangaba. O centro será voltado ao beneficiamento de sucata metálica, com tecnologias para separar materiais ferrosos, não ferrosos e impurezas como terra, borracha e plástico.
 
Segundo o BNDES, o projeto contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, já que aumentará o uso de sucata metálica no processo de fabricação do aço, um passo importante rumo à descarbonização da indústria.
 
"O empreendimento vai gerar um investimento consistente no município e contribuir de forma direta e indireta para a geração de empregos e renda em Pindamonhangaba", destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Antonio Ferreira Filho, o Ju.
 
Alinhado à nova política industrial do país
 
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o projeto aprovado está dentro das diretrizes da nova política industrial do governo federal.
 
"A proposta está relacionada à prioridade do governo do presidente Lula, que tem como missão tornar a indústria nacional mais verde. A Gerdau está alinhada com essa agenda de descarbonização", afirmou.
 
A iniciativa também marca a estreia da empresa no Fundo Clima do BNDES, criado para apoiar projetos com impacto ambiental positivo.
 
A redação do Portal AgoraVale entrou em contato com a Gerdau, e até o momento, a empresa preferiu não se pronunciar.
 
Destaque em reciclagem
 
A Gerdau adquire cerca de 10 milhões de toneladas de sucata por ano diretamente de indústrias, cooperativas e catadores nos países em que atua. No Brasil, estima-se que essa movimentação envolva mais de 1 milhão de pessoas.
 
Com o novo centro de reciclagem em Pindamonhangaba, a empresa amplia sua presença no estado de São Paulo e reforça seu papel no fortalecimento da economia circular e da geração de empregos sustentáveis na região.