Proerd forma 1.200 alunos do 5º ano em São José dos Campos com cerimônia no PIT

Evento promovido pela Polícia Militar marca a conclusão do ciclo de aulas sobre cidadania, prevenção às drogas e valores humanos


Acontece nesta segunda-feira (24), em dois períodos ? manhã e tarde ?, a formatura de cerca de 1.200 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de São José dos Campos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), iniciativa da Polícia Militar em parceria com as escolas. As cerimônias serão realizadas no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), localizado em Eugênio de Melo.

O evento marca a conclusão de um ciclo de 10 aulas, ministradas ao longo de quatro meses, com foco na prevenção ao uso de drogas, promoção da cidadania e fortalecimento de vínculos entre a escola, a família e a comunidade.

A cerimônia será comandada pelo Tenente-Coronel PM Edmilson Mendes Ribeiro, do 46º Batalhão de Polícia Militar do Interior, e pelo Capitão PM Marcelo Augusto dos Santos Campos Marinho, da 1ª Companhia da zona leste de São José dos Campos.

Durante o período da manhã, participam as seguintes escolas:
Emefi Iracema Ribeiro de Freitas, Emefi Waldemar Ramos, Emefi Possidônio Salles, Emefi Luiza Maria Cavalcanti Guratti, além das estaduais Dinorá Pereira Ramos Brito, José Mariotto Ferreira Major Aviador e o Colégio Encantado.

Na cerimônia da tarde, estão confirmadas:
Emefi Maria Amélia Wakamatsu, Emefi Silvana Maria Ribeiro de Almeida, Emefi Arlete Eloisa Ferreira Teixeira, EE Xenofontes Strabão de Castro e o Colégio Inspire.

Entre os objetivos do Proerd está o ensino de estratégias de tomada de decisão, que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades para conduzir suas vidas de maneira segura e saudável. O programa trabalha também conceitos de civismo, valores humanos e cidadania, promovendo uma cultura de paz e responsabilidade social entre os jovens.

Criado em 1983 nos Estados Unidos e implementado no Brasil desde 1992, o Proerd está presente em São José dos Campos há cerca de 24 anos, com resultados positivos na formação de crianças e adolescentes.