Notícias
A equipe da Polícia Militar Ambiental utilizou técnicas especializadas de manejo de fauna para capturar o animal com segurança, garantindo seu bem-estar e protegendo os moradores.
Atualmente, o projeto abrange quatro municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Paraibuna, Caraguatatuba, Natividade da Serra e Ubatuba.
A meta da prefeitura é plantar mais 500 mudas de árvores nativas na região, até o fim do ano.
Os moradores se mostram incomodados com o mal cheiro que a situação causa e solicitam uma investigação para garantir que os devidos cuidados ambientais sejam tomados.
Com a transação, 40 lojas do Minuto Pão de Açúcar passarão a utilizar energia renovável, evitando a emissão de 648,5 toneladas de CO2
Batizada de "Mata Viva Jacareí", a nova reserva ocupa uma área de aproximadamente 12 hectares e contém trechos de Mata Atlântica preservada ao longo das margens do Rio Paraíba do Sul.
A Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, especialmente nas áreas mais vulneráveis, entre sexta-feira (18) e domingo (20).
O horário convencional será mantido em todo o país.
A decisão será tomada de forma urgente para garantir que setores impactados tenham tempo para se preparar.
A Defesa Civil recomenda que todos os moradores, especialmente aqueles em áreas vulneráveis ou de risco, tomem precauções, evitando proximidade com árvores durante a tempestade e buscando abrigo seguro.
Sementes de árvores são inseridas em biocápsulas sustentáveis e espalhadas por via aérea nos pontos em recuperação
De acordo com a Defesa Civil, toda a região corre risco de queimadas devido ao calor, à estiagem e à baixa umidade do ar.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu aproximadamente 80 mil metros quadrados, o equivalente a 11 campos de futebol.
Parceria visa mobilizar organizações privadas e públicas para impulsionar agenda em prol da biodiversidade e do desenvolvimento socioeconômico
Confira mais informações
Dados do Inpe indicam que, de janeiro até 11 de setembro deste ano, foram registrados no Vale do Paraíba um total de 163 focos ativos de incêndio.
Focos de incêndio podem atingir equipamentos do sistema elétrico, causar acidentes e impactar o fornecimento de energia à população
A baixa umidade do ar é influenciada por fatores como seca, calor intenso e bloqueios atmosféricos que impedem a chegada de frentes frias e chuvas.
Para auxiliar no combate às chamas, foram enviados caminhões-pipa do SAAE e do Santuário Nacional. No momento, a situação está controlada. Ninguém se feriu.
As rajadas de vento devem ocorrer entre hoje (5) e sexta-feira (6).
Confira mais informações
A combinação da ausência de chuvas e a baixa umidade do ar são os principais fatores que elevam o risco de incêndios florestais, colocando todo o estado de São Paulo em alerta nesta semana.
Fechamento é temporário, segundo a Fundação Florestal, e entrou em vigor no último domingo (1º). Medida também se aplica a unidades do Vale do Paraíba e região.
Mapa de Risco de Incêndio aponta para situação de emergência em algumas regiões; temperaturas podem chegar a 35ºC na região Oeste
Tropas do 2º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro, com sede em Pindamonhangaba, estão em Luiz Antônio (SP) para apoiar a operação.