Bon Jovi e Radiohead são indicados ao Hall da Fama do Rock

Lista privilegiou nomes britânicos


O roqueiro Bon Jovi, a cantora britânica Kate Bush e a influente banda inglesa de rock alternativo Radiohead foram indicados, nesta quinta-feira, para o Hall da Fama do Rock & Roll, em uma lista que privilegiou artistas britânicos.

Oito dos 19 indicados à inclusão em 2018, como a banda de rock dos anos 1980 Dire Straits, a banda de electro-pop Depeche Mode e o grupo de rock progressivo dos anos 1960 The Moody Blues, são músicos britânicos.

Para poderem ser indicados, artistas precisam ter lançado seu primeiro disco há ao menos 25 anos.

Fãs e especialistas da indústria musical votarão nos indicados, escolhendo cinco ou seis nomes que serão anunciados em dezembro. A cerimônia de inclusão de 2018 acontecerá em Cleveland, no Estado norte-americano de Ohio, em abril.

As indicações póstumas deste ano incluem a cantora e compositora de blues e ativista norte-americana Nina Simone, a cantora de gospel dos anos 1940 Rosetta Tharpe, o grupo The J. Geils Band, cujo fundador, J. Geils, morreu em abril, e a banda norte-americana dos anos 1950 Link Wray.

Entre os outros candidatos estão a banda britânica de heavy metal Judas Priest, a dupla britânica dos anos 1980 Eurythmics, o rapper e ator norte-americano LL Cool J e a banda The Cars.

Os indicados são escolhidos pelo voto de fãs pela internet e por uma entidade internacional composta por mais de 900 artistas, historiadores e membros da indústria musical que votam segundo critérios de influência musical, inovação, duração e profundidade da carreira.