De capivaras a asteroide, 10 artistas que batizaram coisas inusitadas

Rush, Freddie Mercury e até sambista já serviram para dar nomes a animais, fósseis e túnel em São Paulo


No mês de junho, a pedido do público, a banda Rush batizou capivaras trigêmeas que nasceram num zoológico de Toronto, Canadá. Hoje, os famosos animais são chamados de Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart.

Como se não bastasse, nessa terça-feira (28/11), um cientista da British Columbia batizou três micróbios do gênero pseudotrichonympha de P. leei, P. lifesoni e P. pearti. "Aqueles micróbios têm cabelos longos como os caras do Rush", afirmou um dos pesquisadores.

Veja na galeria abaixo outros artistas que também já batizaram coisas inusitadas:

Bruce Springsteen – O cantor dá seu nome ao asteroide 23990 Springsteen, de 1,5 km de largura. O corpo celeste ganhou esse nome porque era o som que embalava os pesquisadores no momento da descoberta, em 4 de setembro de 1999, em Auckland.

Divulgação

Metallica – Existe uma larva, dentre várias, que come o interior do seu hospedeiro. A equipe que a descobriu batizou de Metallichneumon neurospastarchus (“master os puppets” em latim, nome de uma música do grupo.

Divulgação

O cantor e líder do Queen, Freddie Mercury recebeu uma homenagem inusitada na data em que completaria 70 anos em setembro de 2016. O guitarrista do Queen (e PhD em astrofísica) Brian May anunciou que um asteroide foi batizado com o nome de freddiemercury.

O corpo celeste, até então chamado de 17473, tem 3,5 km de largura e está a quase meio bilhão de quilômetros de distância da Terra – próximo de Marte. "Você precisa de um telescópio bastante decente para vê-lo. É apenas um ponto de luz, mas é um ponto muito especial de luz e talvez um dia nós chegaremos lá", disse Brian May durante o anúncio.

Divulgação

Greg Graffin – Paleontólogo de formação, o vocalista do Bad Religion foi homenageado com seu nome no fóssil de uma ave extinta há 120 milhões de anos: Qiliania graffini. O material foi encontrado no noroeste da China em 2011.

Divulgação

Sepultura – Em 2003, o Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná, publicou a descoberta de algumas espécies costeiras, em especial um anelídeo poliqueta (lembrou das aulas de biologia?) chamado Terebellides sepultura.

Reprodução

Paul McCartney – Trilobita é uma espécie do paleozoico conhecida apenas como fóssil. Uma dessas espécies recebeu o nome de Struszia mccartneyi.

Divulgação

Mick Jagger – Um fóssil de uma espécie de caracol marinho foi encontrado no estado de Nevada, nos Estados Unidos. Anomphalus jaggerius tem apenas 6 milímetros.

Divulgação

Ramones – Mackenziurus é um gênero de trilobites (“colegas” do Paul McCartney) que viveu no período Siluriano (cerca de 400 milhões de anos atrás). Dentre as várias espécies encontradas, quatro dão nome a quatro integrantes dos Ramones: M. joeyi, em homenagem a Joey Ramone, M. johnnyi, a Johnny Ramone, M. deedeei, a Dee Dee Ramone e M. ceejayi, a C. J. Ramone.

Reprodução

Grande voz do samba e da canção brasileira, Noite Ilustrada nasceu no interior de Minas Gerais, mudou-se para o Rio (quando entrou para a Portela) e se estabeleceu em São Paulo a partir dos anos 1950, onde construiu a fase mais produtiva da sua carreira. Morreu em 2003 e, em 14 de agosto do mesmo ano, a Câmara Municipal de São Paulo, por meio do Projeto de Lei 01-0467/2003, de autoria do então vereador Gilberto Natalini (PSDB), denominou Túnel Noite Ilustrada "o túnel viário, sem denominação, de ligação da Avenida Rebouças com Avenida Dr. Arnaldo, Bairro de Pinheiros, Distrito de Pinheiros".

Reprodução