Levar música clássica e atividades culturais a comunidades com pouco acesso é a proposta da 12ª edição do Projeto Reciclando com Ópera na Escola, que chega a Pindamonhangaba ainda em agosto. A iniciativa promove apresentações do espetáculo Pedro e o Lobo, oficinas de confecção de instrumentos musicais com materiais reciclados e debates com os artistas.
Antes das apresentações, os professores de Arte das escolas recebem uma proposta pedagógica para introduzir os alunos ao universo da música clássica. O espetáculo é uma adaptação da obra do compositor russo Sergei Prokofiev, traduzida por Florent Reard. A história mostra Pedro e seus amigos - o passarinho, a pata e o gato - enfrentando o temido lobo da floresta.
A encenação conta com oito músicos renomados, regidos pelos maestros Thiago Tavares e Fabrícia Medeiros, além de uma narradora e uma concha acústica ilustrada. Logo no início, o público terá uma breve apresentação sobre a formação da orquestra e as origens de cada instrumento.
"O projeto busca ampliar a participação e o acesso à diversidade artística, proporcionando experiências que podem transformar a realidade de crianças e jovens", afirma a produtora e co-idealizadora Cléia Mangueira. Segundo ela, muitos participantes têm nesse projeto o primeiro contato com a música clássica.
Além de Pindamonhangaba, as ações também acontecem em Araçariguama, Mogi das Cruzes e Piracicaba. O projeto é realizado pela Tulipa Produções Artísticas, com patrocínio da Gerdau, apoio cultural do Pateo do Collegio e incentivo do ProAC - Lei Estadual de Incentivo à Cultura.