Em Pinda, câmeras de monitoramento facilitam identificação de autor de furtos de lâmpadas na região central

Homem confessou a prática o crime alegando ser usuário de crack


O autor dos furtos de lâmpadas e luminárias na região central de Pindamonhangaba foi identificado com a ajuda do sistema de monitoramento de câmeras do Centro de Segurança Integrada (CSI) da Prefeitura municipal.

Na madrugada do último dia 13 de setembro, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada pelos agentes que atuavam no CSI informando que perceberam o furto de luminárias em uma escola infantil, localizada na Rua Major José dos Santos Moreira.

Diante das características, os GCMs se dirigiram ao local e encontraram nas imediações um suspeito que levava objetos numa sacola. Ao ser abordado e revistado foi encontrada no interior da sacola uma luminária e o suspeito, identificado como A.O.P. confessou a prática do crime alegando ser usuário de crack.
Segundo a GCM, o mesmo já estava sendo monitorado desde o dia 11 de setembro, quando o CSI identificou práticas de vandalismo e furto na região central da cidade e vinha acompanhando esse elemento com suas características físicas.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Fabrício Pereira, as imagens são compartilhadas com a Polícia Civil e com a Polícia Militar que agem de forma integrada e justifica a queda média de 30% nas ocorrências de roubos e furtos no município. De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Segurança do Estado, de janeiro a julho de 2021 foram registrados 773 furtos e 196 roubos em Pindamonhangaba e no mesmo período deste ano foram 567 furtos e 127 roubos.