O grupo Tenaris de Pindamonhangaba, realizou uma cerimônia, na tarde desta quarta-feira (12), para homenagear os estudantes premiados pelo programa Roberto Rocca. A entrega das bolsas foi destinada aos estudantes que obtiveram as melhores qualificações, média igual ou superior a nove, boa disciplina e boa frequência.
Nesta 18ª edição foram premiados 227 estudantes, sendo 200 dos ensinos médios das escolas estaduais, técnicas e particulares de Pindamonhangaba e 27 alunos universitários.
O processo teve participação de trinta escolas, sendo 20 estaduais, uma técnica e nove particulares, com 618 inscritos.
Já no campo universitário, 12 universidades participaram, com 232 alunos inscritos. São 12 renovações de bolsas e 15 novos bolsistas este ano. O reconhecimento é destinado a estudantes do curso de engenharia, levando em consideração os resultados acadêmicos e compromisso profissional.
O nadador paralímpico brasileiro e recordista mundial, Daniel Dias, incentivou os alunos e reforçou a importância dos sonhos.
"Quando eu me tornei atleta, eu tinha o sonho de ir para uma competição internacional e representar o Brasil na natação. Todos aqui têm sonhos, vai ser fácil? Não! Mas confie no processo, as coisas não acontecem para ontem, mas quero que vocês não desistam do processo de seus sonhos", disse o atleta.
O Diretor de recursos humanos da Tenaris no Brasil, Luis Marcondes, enfatizou a importância do programa.
"Somente este ano foram mais de 3.500 bolsas em 20 países entregues pela Tenaris, através do programa Roberto Rocca. Todos os anos são 200 bolsas para os estudantes de ensino médio com maior desempenho acadêmico, a ideia é reconhecer o esforço, dedicação e compromisso de vocês com os estudos".
Luciana de Oliveira, secretária de educação da cidade, parabenizou os premiados.
"Á vocês, estudantes, recebam nossa admiração, precisa de muito empenho para conseguir o que vocês conseguiram, parabéns a todos!"
A aluna Luiza, de 18 anos, que conquistou uma bolsa através do programa, para o curso de Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo, comenta sobre o programa e seu sentimento neste momento.
"Todas essas portas foram abertas através da valorização do aprendizado, um dos principais objetivos do programa Roberto Rocca. Ser reconhecida pelo desejo de sempre estra buscando mais, é uma experiência muito gratificante."
Samuel, aluno do curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté, também beneficiado pela bolsa Roberto Rocca, enfatiza a importância do programa.
"Com esse prêmio, podemos ter a certeza que estamos no caminho certo, hoje estamos aqui pela nossa luta e pela nossa dedicação"
Para o aluno Eduardo Matsuoka, estudante de Engenharia Elétrica, na UNESP de Guaratinguetá, a família foi muito importante no processo dos estudos.
"Minha família é de origem humilde, de imigrantes, são exemplos para mim de dedicação e sabedoria. Meus pais passaram uma vida inteira de muito juízo e muito propósito para que eu e meu irmão pudéssemos ter oportunidades como esta, e termos ferramentas necessárias para conquistarmos nosso lugar ao sol, o processo da bolsa foi muito gratificante."
Para finalizar o evento, o Diretor de relações Institucionais, idarilho Nascimento, parabenizou os alunos e os aconselhou para o futuro.
"Parabéns, a vida não é simples, sempre estaremos encontrando desafios , mas com o apoio da família, dos amigos, das escolhas que façamos, estaremos prontos para atingir os nossos principais objetivos."
O evento ressaltou a importância de abraçar o aprendizado contínuo e a importância da educação. Ao longo dos anos, já são mais de 3.200 prêmios entregues.