5 dicas pós-Enem para escolher o curso ideal

Após a ansiedade das provas, vem a escolha do curso e essa etapa também pode gerar apreensão


Passado o Exame Nacional do Ensino Médio, ansiosos, os alunos esperam por seus resultados, visando à nota de corte para o curso que pretendem se inscrever com aproveitamento nas cotas das bolsas oferecidas pelo Prouni e Sisu. 

Dessa maneira, para tranquilizar os estudantes que passaram pela primeira etapa de responder às questões do Enem, destacamos 5 dicas para facilitar a jornada de ingresso nas prestigiadas universidades públicas e privadas.

  1. Programas do Ministério da Educação para ensino superior

Foi divulgado dia 18 de janeiro o cronograma dos programas para ingresso em universidades públicas e privadas do governo federal. A primeira das 5 dicas pós-Enem é conhecer como e para quem se destinam tais programas.

 

O Programa Universidade para Todos - Prouni, foi criado em 2004, para conceder bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Ele oferece duas modalidades de bolsas, as integrais que cobrem o valor total das mensalidades e as parciais, que cobrem apenas 50% do valor.

O Sistema de Seleção Unificada - Sisu, é o sistema que seleciona alunos para vagas em instituições públicas com a nota do Enem 2021 e, para isso, não pode ter zerado na redação.

O Fundo de Financiamento Estudantil - FIES, concede crédito para estudantes pagarem as mensalidades a juros zero ou variado, dependendo da renda. O interessado pode utilizar notas do Enem a partir de qualquer edição desde 2010.

  1. Fique por dentro do cronograma

Os editais dos programas governamentais para os estudantes já foram divulgados. É importante cumprir com todas as datas, que são improrrogáveis. As inscrições para o Sisu vão de 15 a 18/02; a convocação sai dia 22/02.  Para o Prouni 22 a 25/02 e a 1° chamada dia 2/03.  Já o Fies vai de 08 a 11/03, com resultado dia 15/03.

  1. Organize suas datas

Criar um calendário para cumprir com as datas de inscrição, resultado e matrícula dos programas de ingresso é uma excelente maneira de não perder nenhuma das várias datas, ainda mais para o estudante que concorre para as 3 modalidades.

  1. Saiba as universidades que não aderiram ao ingresso via Enem

As universidades cadastradas nos programas do Governo Federal variam a cada ano e, por isso, ganha importância saber as instituições que aceitam as notas do Enem e, caso a universidade almejada não faça parte da lista, preparar-se para o vestibular próprio da instituição é a única opção.

  1. Notas de corte e opções de curso

A mais importante das 5 dicas pós-Enem é sua estratégia para ingressar no curso pretendido. Considerar a nota de corte pode ser um erro, já que ela varia de ano para ano. Então pense sempre em fazer mais.

E como a nota de corte varia bastante, tenha em mente sempre duas opções de curso: o que você realmente queira fazer. Se a primeira opção tem nota de corte superior, priorize ela na sua escolha e não se preocupe, pois se não atingir a nota será considerada a 2° opção.