Estado de São Paulo abre quase 15 mil vagas de emprego por meio dos PATs e do Trampolim

Oportunidades gratuitas estão distribuídas em diversas áreas e incluem cursos de qualificação profissional.


Quem busca uma nova colocação no mercado de trabalho em 2026 encontra quase 15 mil oportunidades abertas em todo o estado de São Paulo. As vagas são oferecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e da plataforma Trampolim, que conectam empresas e trabalhadores de forma gratuita.

Ao todo, o estado conta com cerca de 200 unidades do PAT espalhadas pelo território paulista. Nessas unidades, os cargos com maior número de vagas disponíveis são auxiliar de logística, com 2.318 oportunidades, faxineiro, com 929, alimentador de linha de produção, com 923, vendedor do comércio varejista, com 598, atendente de lojas e mercados, com 345, e atendente de lanchonete, com 303 vagas.

Na plataforma Trampolim, as oportunidades incluem cargos como especialista de relacionamento com o cliente níveis I e II, com 739 vagas, auxiliar de logística, com 500, e atendente, com 150 oportunidades. O sistema também oferece cursos de qualificação profissional para quem deseja crescer ou mudar de área.

Morador de Suzano, na Grande São Paulo, Gildeon Souza, de 50 anos, começou o ano empregado após buscar atendimento no PAT Itaim Paulista, na capital. Ele conta que frequentava o posto semanalmente até conquistar uma vaga de porteiro. Mesmo empregado, Gildeon afirma que pretende investir em cursos de vigilante e segurança para evoluir profissionalmente.

De acordo com a subsecretária de Inclusão Produtiva e Empregabilidade, Mariana Rodrigues, o começo do ano é um momento estratégico para quem quer ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, já que os programas da secretaria reúnem vagas de emprego e oportunidades de qualificação.

Os interessados podem se candidatar presencialmente em qualquer unidade do PAT, apresentando RG, CPF e Carteira de Trabalho, física ou digital. Os endereços dos postos estão disponíveis no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Já as vagas do Trampolim podem ser consultadas e acessadas diretamente pela plataforma online (Clique aqui para acessar).