Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura o Hub Coworking nesta terça-feira (30)

Startups interessadas em utilizar o espaço poderão participar de um chamamento público, apresentando seus projetos.


O Hub Coworking, localizado no Bosque da Princesa, foi inaugurado nesta terça-feira (30) em Pindamonhangaba. A iniciativa da Prefeitura busca impulsionar o empreendedorismo na cidade. O espaço, que ocupa o antigo prédio da biblioteca municipal, oferece 24 estações de trabalho, além de banheiros, sala de treinamento, área administrativa e recepção. O ambiente é público e busca reunir empreendedores, sem custos.



A arquiteta e também secretária de obras e planejamento, Marcela Franco, falou sobre a satisfação de ver este projeto sair do papel.



"Eu quero iniciar dizendo que é uma grande alegria estar aqui hoje, entregando mais essa obra. Nós tivemos esta ação diante de um investimento parlamentar, é importante frisar que entre erros e acertos, a gente está aqui sempre para evoluir. Com certeza, este prédio foi algo que nos surpreendeu muito pelo fato de ter se transformado nesse belíssimo espaço, com esta formatação dos móveis, otimização do espaço e agora, com certeza, vai ser muito bem utilizado, proporcionando esse crescimento que Pindamonhangaba merece e continuará tendo."

O secretário de Tecnologia, inovação e projetos, Danilo Veloso, responsável pelo espaço, falou sobre como começou a ideia do projeto.



"Quando falamos em inovar, muitas pessoas pensam em tecnologia, mas eu sempre falo que inovar é o pensar fora da caixa, é procurar novas formas de resolver os problemas, e tudo isso foi feito através de uma equipe que não se limitou em comprar a ideia. Esta ideia surgir lá trás, pensamos 'Poxa vida, não é possível que este prédio conectado à natureza não possa ter um maior impacto na sociedade.' Aí começamos a desenhar na saída da biblioteca, para começar este trabalho de modernização, não só da biblioteca, mas do espaço."

O secretário também frisou a importância das Startups neste projeto, que logo poderão participar de um chamamento público.

"Quando falamos em empreendedorismo de inovação, logicamente estamos falando de startups. Haverá uma abertura de edital, onde todos poderão propor suas ideias inovadoras, e a partir desta proposta, elas vão passar por uma mesa, onde será avaliado o potencial de impacto. Essas ideias precisam transformar. Então este espaço serve para o empreendedor e para o servidor público"

Danilo ainda afirmou que a ação terá custo zero para os cofres público.

"Estamos negociando com a iniciativa privada para que ela pague esta aceleração, então será uma ação com zero custo para o cofre público."

História do Patrono: 

O Hub Coworking tem como patrono, Eduardo Guaycuru San Martir, que nasceu em 26 de junho de 1926, filho João José San Martir e Eularina Guaycuru San Martir. Foi casado com Jacira Cunha San Martir e teve dois filhos, Eduardo e Eloisa. Foi graduado em Ciências e Química, em Mogi das Cruzes, e seu interesse pela Química foi desenvolvido ainda criança, ao ver o pai em seus afazeres como farmacêutico e proprietário da Farmácia Santa Teresa, local onde também trabalhou. Foi professor de Ciências e Química no Instituto de Educação, João Gomes de Araújo, hoje nomeada como Etec, local onde criou a primeira feira de Ciências e lecionou na escola estadual Monteiro Lobato, em Taubaté. Foi diretor de educação e cultura da prefeitura de Pindamonhangaba, na gestão de 1977 à 1980 do prefeito Dr. Geraldo Alckimin. Também foi diretor da associação atlética ferroviária do Clube Literário recreativo, presidente Lions clube de Pindamonhangaba e foi grande incentivador da criação do Mobral, que dava a possibilidade de adultos aprenderem a ler. Faleceu no dia 2 de julho de 2002, com 76 anos de idade, deixando a todos o legado de seu grande exemplo pessoal de estudo, trabalho, educação, dignidade e honradez.

O filho do saudoso patrono do Hub Coworking, falou sobre a história de seu pai com a cidade de Pindamonhangaba.

"Meu pai tem uma história na educação de Pindamonhangaba. Este espaço vai alavancar o desenvolvimento da cidade. Além de tudo isso, sou muito grato ao meu pai, ele me ensinou muitas coisas que formaram a minha personalidade, principalmente honestidade, sou e serei sempre eternamente grato a tudo que meu pai representou em minha vida. Venho direto ao Cemitério de Pinda, faço minha orações onde ele está sepultado junto à minha mãe e meus avós, e sempre com muita emoção. Quero aqui, mais uma vez, agradecer em nome da minha família."

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, encerrou o evento falando sobre a importância de pensar fora da caixa.

"Pense fora da caixa, porque senão as respostas vão ser impossíveis de fazer. Que este local seja muito frutífero, ele não para por aqui. Este local precisa de pessoas que incentivem e espero que nasçam projetos importantes que possam trazer mais brilho para nossa cidade e mais empreendedorismo. Certamente, outro frutos como este aparecerão por aqui."

Startups interessadas em utilizar o Coworking poderão participar de um chamamento público, apresentando seus projetos. Um painel de especialistas avaliará as propostas e selecionará 10 projetos para serem incubados. A incubação terá duração de um ano, com dois ciclos de aceleração de seis meses cada, podendo ser estendida por mais um ano.

Fotos do espaço: