São Paulo homologa o novo currículo do ensino médio

Programa vai ser implementado nas escolas da rede estadual de forma gradual a partir de 2021


Nesta segunda-feira (3), o estado de São Paulo homologou o novo currículo do ensino médio (EM). O estado é o primeiro do Brasil a construir o documento determinado pela lei de reforma do EM. O currículo foi aprovado dia 29 de julho, por votação unânime, pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo.

O novo currículo vai contar com 12 opções de cursos (itinerários formativos) e permitirá que os alunos escolham as disciplinas que mais se identificam. A previsão é de que o novo formato seja implementado progressivamente, começando com os alunos da 1º série do ensino médio em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série e para a 3ª série no ano de 2023.

A proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. "É mais um passo de uma longa caminhada. São Paulo sempre foi referência quando se fala em construção curricular e vai servir de grande exemplo. Nosso bônus demográfico acaba agora, entre o final do ano de 2022 para 2023. Começamos a virar a chave e teremos menos jovens, por isso, formá-los cada vez melhor será ainda mais importante para o nosso país", avaliou o Secretário, Rossieli Soares.

O novo curriculo

O currículo do ensino médio paulista está estruturado em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação.

Na formação básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física)

Já nos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.