Senac Pindamonhangaba promove inserção social de jovens

Ação acontece em parceria com empresas interessadas na profissionalização gratuita de jovens aprendizes


A educação profissional pode ser uma ferramenta de promoção das pessoas, organizações e comunidades, por meio de inserção social e ação participativa. Sendo assim, o Senac Pindamonhangaba promove o Programa Senac de Aprendizagem, em que jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos podem se capacitar e se tornar aprendizes em empresas da região, desenvolvendo competências voltadas à profissionalização e à cidadania.

Para participar do Programa Senac de Aprendizagem, o jovem primeiro precisa ser selecionado por uma empresa do setor do comércio de bens, serviços e turismo, contribuintes do Senac. Em seguida, a empresa irá matriculá-lo no programa. Uma vez matriculado, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa.

A formação oferecida no programa foi desenvolvida com base no pilar: protagonismo juvenil, priorizando vários elementos de conhecimentos, habilidades e competências. "O Programa Senac de Aprendizagem cumpre o objeto de construção da cidadania, por intermédio de três vertentes temáticas, que são: mundo do trabalho, participação social e desenvolvimento pessoal. Assim, o programa se destaca como sendo um meio de promover o desenvolvimento do cidadão, preparando-o para o mundo de trabalho", destaca Martha Maria de Oliveira, docente do Programa Senac de Aprendizagem.

Várias empresas oferecem vagas para aprendizes na área exclusiva do site do Senac. O interessado precisa acessar o link AQUI, criar um login, clicar em Oportunidades externas e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. "A vivência prática nas empresas tem por objetivo central o desenvolvimento, acesso e permanência no mundo do trabalho. No programa, os jovens aprendem sobre autonomia e liberdade na tomada de decisões, atitudes saudáveis no âmbito individual e coletivo, protagonismo e engajamento nos diversos espaços de interação e respeito e valorização da diversidade", finaliza.