Com função antioxidante, saiba onde encontrar a vitamina E

Vitamina tem diversos benefícios para o organismo e pode ser consumida de diferentes formas


As vitaminas são reconhecidas como compostos químicos orgânicos fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar do ser humano. Afinal, é muito simples encontrar suplementos de algumas vitaminas, seja para fortalecer o sistema imunológico ou para melhorar a pele ou o cabelo. Entretanto, nem todo mundo conhece todo o potencial desses compostos.

A vitamina E, por exemplo, não costuma ser tão comentada quanto outras. Na verdade, muitas pessoas sequer sabem sua funcionalidade no organismo ou como obtê-la, seja de forma natural ou por suplementação.

Descubra aqui o que faz e como encontrar a vitamina E!

O que é e para que serve

A vitamina E é conhecida cientificamente como tocoferol. Trata-se de um nutriente lipossolúvel, ou seja, que é solúvel em gordura, e possui um papel muito importante para proteger o organismo contra efeitos de espécies reativas do oxigênio. Por isso, é dito que a vitamina E é antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres.

Além de proteger a membrana das células, ela também consegue evitar problemas cardiovasculares.

O organismo humano não é capaz de produzir sozinho a vitamina E, por isso é necessário garantir uma alimentação adequada. Existem vários tipos de alimentos que possuem essa vitamina; no entanto, em alguns casos, a suplementação pode ser necessária para garantir a absorção adequada e a inclusão dela na alimentação.

Onde encontrar vitamina E naturalmente

Montar uma dieta rica em vitamina E ajuda a proteger o sistema cardíaco e a manter uma aparência mais jovem, uma vez que ela também ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, do cabelo e das células, em geral.

Por ser lipossolúvel, é mais fácil encontrá-la em alimentos que tenham óleos e gorduras, como sementes oleaginosas (como nozes, pistache, castanha-do-pará, avelã, macadâmia, castanha-de-caju e amêndoas), óleos vegetais, gérmen de trigo e outros vegetais, como espinafre, couve, rúcula, agrião e outros que tenham como característica a cor verde-escuro.

Entretanto, é recomendado que um especialista analise a necessidade de suplementar ou modificar a alimentação. Após alguns exames, um médico ou nutricionista poderá identificar a falta dessa vitamina e recomendar a melhor forma de obtê-la, conforme as necessidades específicas de cada pessoa.

A suplementação, por exemplo, pode ser feita a partir da ingestão de cápsulas e outros compostos vitamínicos.