Dia do Beijo e as doenças causadas por essa troca de carinho

Essa forma afeto pode transmitir muitos sentimentos e emoções


O Dia do Beijo é comemorado anualmente em 13 de abril, uma data que celebra um gesto de carinho e afeto comum entre as pessoas. O beijo pode ser dado em diferentes ocasiões e com diferentes objetivos, como demonstrar amor, carinho, paixão, amizade ou simplesmente saudar alguém.
 
Essa forma de comunicação não verbal pode transmitir muitos sentimentos e emoções. Porém, o que não é muito comentado é que esses beijos de amor e afeto também podem transmitir doenças, é o que explica a infectologista, Dra. Marta de Oliveira.
 
Segundo a médica, as doenças mais comuns transmitidas através do beijo são as causadas por vírus, como resfriados, gripes, herpes e mononucleose. Os sintomas vão variar conforme o vírus transmitido: o herpes pode causar pequenas bolhinhas ao redor dos lábios; as viroses respiratórias se manifestam por coriza, espirros, dor de garganta e possibilidade de febre; já a mononucleose infecciosa é uma doença causada pelo vírus Epstein-Barr e se manifesta por febre (que pode ser prolongada), dor de garganta e aumento dos gânglios.
 
"Não há tratamento ou vacina disponíveis para quase todas as doenças que podem ser adquiridas através do beijo. A exceção é a vacina da gripe, que protege o indivíduo das cepas circulantes naquela temporada. A maioria dessas doenças têm cura espontânea e não evoluem com complicações. Não se pode recomendar que as pessoas não se beijem, pois esses vírus em sua maioria são transmissíveis também pelo ar, exceto o herpes. Então, pode beijar, mas com moderação", afirma a Dra. Marta de Oliveira.

A prevenção das doenças transmitidas pelo beijo ocorre através da conscientização das pessoas, que devem manter os exames e a saúde em dia, além de evitar o contato com outros, caso estejam com alguma infecção ou alguma das doenças citadas acima. O cuidado é o segredo, afinal, é um dia para se comemorar e não lamentar.