Exercícios físicos podem ajudar a reduzir incômodos na menopausa

Estudos apontam...


Com a meia-idade chegando, as mulheres se aproximam cada vez mais de uma fase hormonal chamada menopausa. Segundo o Ministério da Saúde, esse período da vida feminina corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, o fim da menstruação. Nesse processo biológico natural ocorre a queda da produção de estrogênio, o que pode ocasionar sintomas incômodos.

Ondas de calor, tonturas, dores de cabeça, mudanças no aspecto da pele e cabelos, concentração de gordura na região abdominal e alterações do sono, da libido e do humor são alguns dos principais sinais da menopausa. Existe uma série de tratamentos que podem ajudar nesse processo, desde ajustes no estilo de vida a terapias hormonais.

Em pesquisas e artigos científicos, a prática regular de atividades físicas é citada como uma das formas de minimizar as indisposições. Isso porque, os exercícios físicos liberam endorfina, promovendo bem-estar físico e emocional durante essa etapa biológica.

Vantagens dos exercícios físicos na menopausa

A inclusão de atividades físicas na rotina pode promover benefícios. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática regular de exercícios físicos tem papel importante na prevenção e no controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, bem como na diminuição de sintomas de depressão e ansiedade.

No período da menopausa, as atividades físicas também podem ajudar. Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP) constatou os benefícios que os exercícios podem promover para as mulheres na menopausa. De acordo com o estudo, sintomas como irritabilidade, indisposição, insônia e ondas de calor foram minimizados por meio da prática de atividades físicas em 44 mulheres, de 45 e 58 anos, que participaram do levantamento.

A pesquisa dividiu as participantes em quatro grupos: o que fez atividade física e tomou hormônios; o que se manteve sedentário e tomou hormônios; o que fez exercícios e tomou placebo e, finalmente, o que ficou sedentário e tomou placebo.

Os resultados mostraram melhoria na qualidade de vida somente nas mulheres que realizaram exercícios físicos. Segundo o estudo, esse progresso está associado à liberação de endorfina, substância capaz de causar efeitos de bem-estar no organismo.

Segundo o Jornal do Campus da USP, durante as atividades físicas, o corpo libera doses de endorfina, hormônios que promovem sensação de prazer e euforia, e dopamina, responsável por provocar efeitos analgésicos e tranquilizantes.

Nas cartilhas elaboradas pelo Ministério da Saúde sobre as fases hormonais do corpo feminino, os exercícios físicos também são citados. Em "Climatério: Abordagem atual do diagnóstico e tratamento", as atividades físicas são mencionadas como um recurso de grande valia durante a menopausa e o climatério, pois além de ajudar a controlar a massa corporal, mantém o corpo em melhores condições e oferece relaxamento mental.

Exercícios mais indicados para quem está na menopausa

As mulheres que queiram apostar em atividades físicas durante a menopausa encontram uma variedade de opções em academias, clubes e espaços esportivos. A recomendação é que o exercício escolhido seja agradável, acessível e fácil de se fazer, dando prioridade aos aeróbicos e musculação.

Conforme outra cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde, chamada "Manual de Atenção à Mulher no Climatério/Menopausa", modalidades como natação, caminhada, hidroginástica e musculação são os ideais para essa fase da vida, por serem de baixo impacto e ajudarem na resistência muscular e no ganho de equilíbrio.

Além disso, é importante se atentar à orientação profissional e às roupas durante essas práticas. O acompanhamento de um professor e a recomendação médica são fundamentais para evitar lesões e problemas de saúde. Já o uso de peças adequadas, como um conjunto fitness, deixa a mulher mais a vontade para realizar os movimentos, sem comprometer na performance.

O manual aponta ainda, que atividades ditas como de lazer também são bem-vindas. Dançar, jogar ao ar livre, andar de bicicleta e até mesmo caminhar com o animal de estimação podem ajudar a manter o corpo ativo durante a menopausa.