Oito cidades da RMVale estão entre as 20 com maior índice de isolamento no Estado

São Sebastião, Ubatuba, Cruzeiro, Lorena, Caraguatatuba, Caçapava, Pindamonhangaba e Guaratinguetá foram citadas pelo governador João Dória nesta quarta-feira


A Região Metropolitana do Vale do Paraíba tem oito cidades que estão entre as 20 localidades com maior índice de isolamento social do Estado de São Paulo, informou nesta quarta-feira o governador João Dória.  

A cidade de São Sebastião é a campeã do top20 estadual, que também conta com os índices das cidades de Ubatuba, Cruzeiro, Lorena, Caraguatatuba, Caçapava, Pindamonhangaba e Guaratinguetá. 

Abertura do comércio - Sobre municípios que decretaram o relaxamento da quarentena, caso de São Jose dos Campos, Dória afirmou que não é prudente nem conveniente que nenhuma cidade do interior do estado de São Paulo rompa o isolamento social antes do dia 10 de maio.

"Vamos estabelecer o diálogo, que é o que temos feito inclusive com cidades que manifestaram intenção de abrir sua economia antes do dia 10, mas, se pelo diálogo não houver convencimento, adotaremos medidas de ordem legal pra que isto aconteça."

Quarentena segue até dia 10 - Reunido com os membros do comitê criado para gerenciamento da crise diante da pandemia, Dória reconheceu que a economia de São Paulo foi de fato reduzida, segundo ele, principalmente em decorrência da doença e não exclusivamente em função da quarentena.

Em seu pronunciamento, o governador paulista afirmou que São Paulo fez a quarentena mais equilibrada e sensata do país, destacando-se como o primeiro estado a propor o confinamento da população e que a segunda etapa da quarentena será cumprida até o prazo final programado. "Até o dia 10 de maio não haverá nenhum movimento, nem uma alteração na quarentena.

A equipe do comitê deve promover a partir do dia 11 de maio um modelo diferente de abertura de atividades para cada região do Estado. "Os critérios a partir do dia 11 serão diferenciados e de acordo com os dados científicos apurados em cada cidade pelas regiões do Estado de São Paulo. Mas, até 10 de maio, volto a dizer: nada muda."

Crítica a manifestantes - Segundo o governador, a epidemia atinge de maneira diferente as regiões do nosso estado. Ele diz que o estado tem hoje um levantamento processado e sendo avaliado pelo Centro de Contingência do Covid.

Dória criticou os manifestantes que saíram às ruas reivindicando a abertura das atividades  do comércio, contrariando as orientações do governo pelo isolamento social contra a pandemia. "Pessoas que agem dessa maneira estão sabotando a saúde, sabotando os profissionais da saúde pública."

"O temor das pessoas é muito claro, por isso mais de 50% delas estão em casa porque respeitam a ciência e respeitam a vida. De nada adianta abrir o comércio e não ter que compra, quem consuma. E ainda colocando em risco os seus funcionários.", complementou o governador João Dória.