Pindamonhangaba realiza quase 400 castrações de cães e gatos durante final de semana

Número de faltas preocupa Secretaria de Saúde


CEPATAS realizou mais uma edição da castração de cães e gastos no sábado (5) e domingo (6) no Castramóvel, que ficou estacionado no CCI Vale das Acácias, em Moreira César. No total foram 387 animais castrados entre cães e gatos de Pindamonhangaba.

Sobre a castração, a tutora Isabela Bastos elogiou a Prefeitura de Pindamonhangaba. "É uma ação muito boa, que ajuda muito a comunidade. Muitas pessoas não teriam condição de fazer a castração particular e essa iniciativa da Prefeitura foi sensacional. Fiz o cadastro e trouxe a Livi hoje. Agora é aguardar a recuperação, que já fui orientada que será rápida e tranquila", disse.

Apesar do número elevado de castrações, a responsável pelo CEPATAS, Andrea Louzada, lamentou a grande quantidade de ausências. Foram realizadas 580 inscrições, sendo 387 animais castrados, índice elevado de 33% de faltas. "Infelizmente, essas faltas têm acontecido com frequência, prejudicando o nosso planejamento de castração e, o principal, a entrega de um serviço eficiente ao cidadão".

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que o absenteísmo é um grande problema para a saúde pública. "Tanto na castração de animais, quanto em consultas e exames e procedimentos de saúde para os humanos, precisamos que a população respeite os dias e horários agendados e não falte. Isso gera uma perda da eficiência do serviço público, deixa lacunas no atendimento, onera os cofres públicos e prejudica toda a população", afirmou.

Ainda de acordo com Andrea Louzada, em cada bairro a empresa que realiza o serviço para a Prefeitura vai preparada para realizar entre 400 e 500 castrações. "Temos uma grande oferta e seria importante que as pessoas respeitassem o agendamento, porque o não comparecimento prejudica os demais", lembrou. Em 2023, já foram realizadas 1.476 castrações, e a meta é chegar em 3 mil até o fim do ano.