Pindamonhangaba Recebe Prêmio Estadual por Combate e Tratamento de HIV e Sífilis Congênita

A premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, em um encontro realizado pelo Programa Estadual de IST/AIDS-SP em parceria com a Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.


A Saúde de Pindamonhangaba foi premiada pelas ações que resultaram na diminuição dos casos de HIV e sífilis congênita, quando há transmissão da bactéria da mãe para o bebê. A premiação ocorreu durante a 9ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, em um encontro realizado pelo Programa Estadual de IST/AIDS-SP em parceria com a Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no Espaço Hakka, na capital paulista.

Reconhecimento na 6ª Edição do Prêmio Luiza Matida


O evento fez parte da 6ª Edição do Prêmio Luiza Matida Transmissão Vertical HIV/Sífilis, que premiou 288 municípios paulistas, sendo 53 para HIV, 201 para Sífilis e 34 nas duas certificações. Pindamonhangaba foi uma das cidades premiadas em ambas as categorias, sendo considerada modelo devido às suas ações de prevenção, acolhimento e tratamento.

Representação e Impacto


Pindamonhangaba foi representada pela secretária de Saúde, Silvia Mendes, e pela coordenadora do programa IST/AIDS, Suely Aparecida Alves. Elas destacaram que o Prêmio "Luiza Matida" reconhece os esforços para eliminar a transmissão vertical da sífilis congênita e atingir indicadores de impacto. Silvia Mendes ressaltou a importância dos testes rápidos e gratuitos para sífilis, disponíveis em qualquer unidade básica de saúde, e do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prevenção e Educação


Suely Aparecida Alves explicou que a sífilis é uma doença grave e evitável, que ainda afeta milhares de crianças no Brasil. Ela enfatizou a importância do uso correto e regular de preservativos para prevenir a transmissão da doença.

Parabenização e Agradecimentos


O prefeito, Dr. Isael Domingues, parabenizou a equipe da Saúde pelo prêmio e destacou o reconhecimento do município em todo o Estado. Ele agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde e elogiou a parceria com a Santa Casa e sua equipe.

Histórico de Reconhecimento


Em dezembro do ano passado, Pindamonhangaba já havia sido contemplada pelo Ministério da Saúde em Brasília com o Selo Prata em Boas Práticas na Transmissão Vertical da Sífilis. A premiação considera fatores como acompanhamento das gestantes antes do parto, com consultas, exames, tratamento e orientações.

Sobre o Prêmio Estadual


O Prêmio é idealizado pelo Programa Estadual DST/AIDS-SP e homenageia a médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014, por seu trabalho no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP e pela elaboração de políticas públicas que contribuíram para a redução dos casos de sífilis no Estado de São Paulo.