O mês de setembro está em sua última semana e a Prefeitura de Pindamonhangaba alerta a população sobre o aumento do número de casos positivos para Covid-19 no município. No comparativo com o mês anterior, o número de casos aumentou 198,13%.
Em julho, a Vigilância Epidemiológica registrou 61 casos. Em agosto houve aumento para 107 casos contabilizados e somente no mês de setembro os números de caso de Covid-19 já ultrapassaram 300 confirmações.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, outro fato preocupante que foi constatado é o retorno de casos de óbitos pela doença. Somente no mês de setembro, registrou-se dois óbitos por Covid-19, sendo que em ambos os casos as pessoas não completaram o esquema vacinal.
"Os números mostram que o vírus voltou a circular com mais intensidade, gerando um aumento no número de internações, principalmente de grupos mais vulneráveis. Por isso estamos reforçando a importância de se imunizar evitando internações e óbitos pela doença", disse a secretária de Saúde, Silvia Mendes.
A Secretaria de Saúde afirmou que está empenhada em conter a propagação do vírus e proteger a saúde da comunidade, contando com a colaboração de todos para enfrentar esta nova onda.
Orientações à população
- Vacinação: toda população deve buscar atualizar seu esquema vacinal. As vacinas disponíveis têm se mostrado eficazes na prevenção de casos graves e hospitalizações. Atualize sua vacina em qualquer unidade de saúde, exceto Maricá.
- Pacientes Sintomáticos: Aqueles que apresentam sintomas compatíveis com a doença, procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e, se necessário, realização do teste. Procure as unidades de emergência (UPAs ou Pronto Socorro 24h), caso apresente sintomas.
- Uso de Máscaras: Reforçamos a importância do uso adequado de máscaras em espaços públicos e privado. Utilize máscara de proteção facial sempre que estiver em locais com outras pessoas, principalmente em ambientes fechados.
- Outras orientações: Mantenha o distanciamento social sempre que possível, evite aglomerações e lave as mãos frequentemente com água e sabão ou utilize álcool em gel 70% para higienização.