São Sebastião em alerta: Índice de Infestação Predial (I.I.P.) aponta preocupação com a dengue

Município de São Sebastião enfrenta desafios no combate à dengue


O município de São Sebastião enfrenta um momento crítico em relação à dengue, com o Índice de Infestação Predial (I.I.P.) atingindo 3,6% no mês de abril. Os dados foram revelados pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL), um procedimento que monitora a presença do mosquito Aedes aegypti na região.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do setor de Combate a Endemias, ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU), divulgou essas informações alarmantes.

O Departamento de Vigilância em Saúde chama a atenção para os principais criadouros encontrados, que são utensílios ou recipientes negligenciados ou pouco cuidados pelos moradores. Entre eles estão vasos de plantas, pneus, materiais de construção, lonas, baldes, ralos externos, bebedouros de animais, frascos e bromélias.

Diante dessa situação, é fundamental realizar inspeções semanais em seus quintais, guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, especialmente após períodos de chuva. Além disso, é essencial cobrir adequadamente caixas d'água e piscinas, bem como manter as calhas limpas. Medidas como colocar terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas também são importantes.

Vale ressaltar que o uso regular de repelentes é uma das principais medidas individuais para combater a doença.

Neste ano, São Sebastião já registrou 531 casos positivos de dengue, com 504 pessoas já recuperadas. A situação demanda atenção e ações efetivas para controlar a propagação do vírus e proteger a saúde da população.