O campeão mundial Filipe Toledo conquistou, na madrugada dessa segunda (20), o título do Hurley Pro Sunset Beach, festejando sua primeira vitória no Havaí, em uma decisão eletrizante com o californiano Griffin Colapinto. Para chegar na final, Filipe ganhou dois duelos brasileiros nas boas ondas de 4-6 pés, do domingo, em Sunset Beach, com Caio Ibelli nas quartas de final e João Chianca na semifinal.
Filipe assumiu a vice-liderança no ranking do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023, com João se mantendo em terceiro lugar e Caio fechando o grupo dos top-5, após as duas etapas do Havaí. A próxima é o MEO Rip Curl Pro Portugal, nos dias 8 a 18 de março, em Peniche.
"Estou muito feliz, porque estou aqui com minha família, minha esposa, filhos, isso é muito importante para mim. Eu amo competir e poder fazer isso junto com a família, é incrível", disse Filipe Toledo, emocionado após abraçar a família. "Ganhar esse troféu de campeão aqui nesse lugar de muita história, estar no pódio no Havaí, é incrível. Ainda poder mostrar pros meus filhos que é possível isso, é mais incrível ainda. Mas, manter a humildade é o mais importante, respeitar todo mundo, isso é o que importa e eu estou muito, muito feliz".
DECISÃO FEMININA - A norte-americana Caroline Marks começou bem, atacando forte de backside para largar na frente com nota 7,50. No entanto, a bateria foi fraca de ondas, ela não conseguiu achar mais nenhuma boa para surfar e acabou computando uma nota 2,40.
Já a australiana Molly Picklum, teve mais sorte em pegar ondas que abriram mais parede para manobrar e somou notas 5,50 e 5,40. Com elas, festejou a primeira vitória da sua carreira no CT, por 10,90 a 9,90 pontos. Além disso, vai usar a lycra amarela pela primeira vez também.
"É apenas uma cor de camisa, mas estou feliz por estar no topo, porque é onde quero estar, onde acredito que posso estar", disse Molly Picklum.