O judoca sebastianense, Pedro Henrique Santos da Silva, conquistou um resultado histórico no Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô (CBI) Meeting Nacional Cadete e Júnior, realizado, no último fim de semana, no Iate Clube de Brasília. Pedro Henrique competiu na categoria Sub-18 Meio Médio (-81 kg) e terminou em 5º lugar, somando 60 pontos no ranking nacional, fechando na 2ª colocação no ranking nacional.
Com esse resultado, ele garante participação, por adesão, do primeiro Estágio Internacional em Bremen e Turíngia, na Alemanha, no próximo mês. O evento reuniu mais de 500 atletas de todo o Brasil e marcou a abertura da temporada 2025 de competições da CBJ.
"Sempre preciso agradecer o apoio dos meus pais e do sensei Uatila Ferreira, meu primeiro sensei, por sempre me manter focado em buscar os meus objetivos que é vencer sempre. Estou muito feliz por com essa nova fase na minha carreira e acredito que vou trabalhar para alcançar o meu objetivo de representar o Brasil em um mundial", comentou o atleta.
Este evento também foi o primeiro torneio nacional a adotar as novas regras de arbitragem, incluindo o retorno do Yoko, uma pontuação intermediária entre Waza-ari e nada. A pontuação Yuko havia sido removida em 2017. Já o waza-ari, equivale a meio ponto. Se o mesmo atleta marcar um segundo waza-ari, equivale a um Ippon, garantindo a vitória.
No judô, um ippon é concedido quando o lutador projeta o oponente de costas no tatame com força, velocidade e controle. O ippon também pode ser concedido quando o oponente é imobilizado por 20 segundos ou se submeter a um estrangulamento ou chave de articulação.